Projeto do biodigestor de Palmeirópolis será apresentado em Brasília
Palmeirópolis, no sul do Tocantins, estará no foco dos municípios de todo o país, nesta quarta, dia 9, em Brasília, com o projeto do biodigestor, que transforma lixo em gás de cozinha e biofertilizante. O projeto, que ganhou o primeiro lugar no Tocantins com o Prêmio Sebrae Cidade Inteligente e Sustentável, será apresentado na 3ª edição do Transformar Juntos, realizado pelo Sebrae, durante os dias 09, 10 e 11 de julho, em Brasília.
O biodigestor foi implantado no Centro Municipal de Educação Sonho Meu, unidade escolar que atende crianças da primeira infância.
A apresentação do projeto será feita pelo prefeito de Palmeirópolis, Professor Bartolomeu Moura (PP) a convite do superintendente do Sebrae Tocantins, Rérison Castro. Conforme Barlomeu, os resíduos sólidos, pejorativmente chamados de lixo, podem passar por um processo de transformação.
“O lixo tem jeito, o problema pode ser uma solução”, atesta o prefeito tocantinense. “Nosso município está com esse projeto que pode ser referência para outros municípios do País”, acrescenta Bartolomeu.
O prefeito de Palmeirópolis irá dividir o palco com prefeitos de outros municípios premiados, como o de Curitiba-PR. “Esse prêmio representa não só um marco da nossa gestão, como também crendencia o Tocantins e a Região Norte a ganhar mais prêmios de nível nacional. Ficamos com o segundo lugar nacional e isso mostra que é possível um município pequeno desenvolver um projeto transformador que pode ser copiado por outros municípios, a partir de ações voltadas para a sustentabilidade na gestão pública”, enfatiza Bartolomeu.
O biodigestor produz gás metano, que é utilizado no preparo da merenda escolar dos alunos. O gás é produzido com as sobras dos alimentos. Com o biodigestor, a creche passou a economizar cinco botijões de gás por mês. Além do gás metano, o biodigestor produz um biofertilizante natural com os resíduos sólidos.
O biofertilizante é doado aos produtores rurais da agricultura familiar, que fornecem os alimentos da merenda escolar. O projeto foi implantado em parceria com a Engie Brasil Energia. “O mundo necessita da consciência da população de que tudo que é produzido pode ser reaproveitado e não descartado”, ressalta Bartolomeu.
A 3ª edição do Transformar Juntos será realizada no Complexo 21, com a participação de gestores públicos, lideranças locais, agentes de desenvolvimento e parceiros estratégicos. O evento terá uma programação composta por casos de sucesso, como o de Palmeirópolis, palestras, oficinas, trocas de experiências e costrução de redes em prol do desenvolvimento sustentável do País.
Além disso, é uma oportunidade para a troca de experiências sobre políticas públicas voltadas para os territórios e municípios, no âmbito das compras públicas de micro e pequenas empresas, entre outros temas como estímulo às economias com ações de turismo, sustentabilidade, inovação, qualificação da gestão pública, sustentabilidde, economia criativa e educação empreendedora. Temas esses abordados a partir de uma perspectiva de desenvolvimento local.