Projeto de Percussão realiza concerto gratuito de Cajón com Chorinho em Palmas

O projeto “Oficina de Percussão Cajón Brasileiro” realizou durante os meses de agosto e setembro, aulas de percussão para jovens e adultos e agora chegou a hora de mostrar o produto de todo esse estudo.

O Cajón é um instrumento em forma de caixa de madeira surgida no Peru Colonial onde os escravos africanos, separados de seus instrumentos de percussão pelos feitores da época, utilizaram-se desse instrumento para tocarem seus ritmos.

A apresentação final da Orquestra de Cajón, formada pelos estudantes da oficina, e do grupo palmense de choro – Roda Canindé, o concerto será realizado em 30 de setembro, no Teatro de Bolso do Memorial Coluna Prestes. O espetáculo terá a apresentação dos alunos e na sequência uma roda de choro com o grupo “Roda Canindé”.

O projeto é uma iniciativa do luthier e percussionista Ruiter Castro, que é especializado em cajón, coordenador e professor no Instituto Madeira de Lei e autor do livro “O Cajón Brasileiro”. Ruiter, estudou na Escola de Música de Brasília no curso de Percussão Popular,

atualmente é percussionista do Sertão de Cabo a Rabo, do grupo de música instrumental brasileira “O Olho do Tucunaré” e do “Roda Canindé”, além de tocar com diversos artistas Tocantinenses como Juraildes da Cruz, Genésio do Tocantins, Dorivã, dentre outros. 

Destaca-se que o projeto “Oficina de Percussão Cajón Brasileiro” foi contemplado com recursos do Fundo Municipal de Apoio à Cultural via Programa Municipal de Incentivo à Cultura – Promic 2023.

Serviço:

Concerto: Orquestra de Cajóns – O Cajón Brasileiro

Data: Sábado, 30 de Setembro de 2023

Horário: 19 horas

Local: Teatro de Bolso do Memorial Coluna Prestes (Palmas – TO)

Classificação: Livre (evento gratuito)

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais