Programação Semana Santa na Catedral de Palmas

A partir de domingo, a Igreja vive o início da Semana Santa, que reúne o mistério central da fé cristã: Paixão (sofrimento), Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Na Catedral de Palmas, as celebrações se estendem durante toda a semana. Confira a programação completa:

Domingo de Ramos – 02/04

A grandiosa entrada de Jesus em Jerusalém, montado em um jumento, símbolo de humildade, é lembrada com a Missa de Ramos. A comunidade repete o ato da época, abanando ramos de plantas durante a procissão inicial. Por isso, pedimos aos fiéis que tragam os ramos para a celebração. As Missas serão realizadas às 8h, 10h (Missa das Crianças), 11h30, 17h e 18h30.

Anúncio no meio do texto

Santa Missa (18h30) + Procissão do Encontro – 03/04

Na segunda-feira, após a Santa Missa (18h30), homens e mulheres se dividem em dois grupos e andam para pontos opostos da Praça dos Girassóis.  O grupo masculino conduz a imagem de Nosso Senhor dos Passos e as mulheres, de Nossa Senhora das Dores. No trajeto, os participantes vão meditando o sofrimento de Cristo carregando a cruz e o sofrimento da mãe, Maria, até o encontro das imagens, próximo à entrada da Catedral.

Missa dos Santos Óleos – 04/04

Na terça-feira, às 19h30, todo o Clero e a comunidade estarão presentes na Missa dos Óleos, também conhecida como Missa da Unidade. É nesta celebração que são abençoados os óleos usados como sacramentos nas paróquias (Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos) e os sacerdotes renovam as promessas feitas quando foram ordenados.

Santa Missa (18h30) + Sete Dores de Maria – 05/04

Após a Santa Missa (18h30), a comunidade reflete os principais episódios de sofrimento que a Virgem Maria teve ao longo da vida no mundo como Mãe de Jesus e Mãe de todos nós.

Lava-Pés – 06/04

O tríduo pascal inicia na quinta-feira, às 20h, com a Missa de Lava-Pés. Nela, a Igreja recorda a última ceia do Senhor. Demonstrando amor e humildade, Cristo lava os pés dos discípulos, sinalizando a importância do serviço. A celebração marca ainda a instituição da Eucaristia, quando Jesus se entrega e se materializa em pão e vinho. Logo após, os fiéis ficam em vigília constante até 6h da manhã.

Celebração da Paixão do Senhor – 07/04

A sexta-feira continua com a Via-Sacra ao redor da Praça dos Girassóis, às 6h da manhã. Por meio da reflexão de 14 estações (momentos), acompanhamos a caminhada de Jesus até ser crucificado e morto. O ponto de partida é o Cruzeiro, local da primeira Missa de Palmas, próximo ao Palácio Araguaia.

Mais tarde, às 15h, tem a Celebração da Paixão do Senhor. É a liturgia na qual a Igreja cultua (adora) Cristo crucificado como um símbolo de entrega e salvação dos nossos pecados.

Vigília Pascal – 08/04

No sábado, às 18h30, a comunidade fica em vigília esperando a ressurreição do filho de Deus. Um dos elementos mais significativos dessa celebração é a bênção do fogo e o Círio Pascal, representando que Cristo é a luz do mundo e responsável por vencer as trevas e a morte.

Domingo de Páscoa – 09/04

A programação do Domingo da Ressurreição segue os mesmos horários do Domingo de Ramos: 8h, 10h (Missa das Crianças), 11h30, 17h e 18h30. A liturgia guarda para esse dia a celebração de Cristo, que está vivo no meio de nós.

“Viver bem a Semana Santa e celebrar com fé o Tríduo Pascal significa acreditar que podemos entrar no sepulcro com Cristo e ressurgirmos para uma vida nova. É termos coragem para entender que o sofrimento é uma passagem. Aqueles que vivem a Graça de Deus celebram o triunfo da vitória, do amor e da vida”, reforçou o pároco da Catedral, Pe. Eduardo Zanom.

Programação Semana Santa – Catedral de Palmas

02/04 Domingo de Ramos

Missas às 8h, 10h, 11h30, 17h e 18h30

03/04 Segunda-Feira

Missa às 18h30 e Procissão do Encontro

04/04 Terça-Feira

Missa dos Santos Óleos, às 19h30

05/04 Quarta-Feira

Missa às 18h30 e Sete Dores de Maria

06/04 Quinta-Feira

Missa de Lava-Pés, às 20h, e Vigília até 6h da manhã

07/04 Sexta-Feira

Via-Sacra, às 6h, e Celebração da Paixão do Senhor, às 15h

08/04 Sábado

Vigília Pascal, às 18h30

09/04 Domingo

Missas às 8h, 10h, 11h30, 17h e 18h30

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais