Programa de Imunização comemora 50 anos com campanha de multivacinação

A estudante Letícia Rocha tem o cartão de vacinas todo completo. É por isso que ela faz questão de sempre vacinar a filha que tem três anos de idade. “Essa é uma das lembranças mais fortes que eu tenho da minha infância, minha mãe me levando ao postinho para tomar vacina. Tinha aquela vacina de gotinha e tinha também com agulha. Chorava, mas não deixava de tomar”, conta.

Foi o exemplo da mãe que fez a Letícia ser mais consciente e proteger a filha. Assim com ela, a filha e milhões de outras crianças e adultos, o Programa Nacional de Imunização (PNI) tem protegido a população brasileira contra diversas doenças há 50 anos.

São 32 vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde.
Anúncio no meio do texto

Criado em 1973, o PNI foi o responsável por erradicar a poliomielite e a eliminar o sarampo por muitos anos. “O PNI por muito tempo nos protegeu contra doenças gravíssimas. O caso do sarampo que voltou a ter casos registrados no país é um alerta para toda a sociedade. Precisamos voltar a confiar na ciência, as vacinas salvam vidas”, pontuou o pediatra Paulo Robert.

Atualmente 32 vacinas diferentes estão disponíveis no programa, que são oferecidas gratuitamente em toda a rede pública de saúde. Uma das últimas inclusões foram as vacinas desenvolvidas para combater a covid-19.Desde o início da campanha de vacinação, o Tocantins recebeu 3.664.047 doses.

“Eu devo a minha vida ao SUS, sou diabético e fiquei com muito medo de contrair a covid-19. Não perdi tempo quando a vacinação começou e chegou a minha vez de tomar. A vacina me protegeu de contrair a forma mais grave da doença”

, informou o gerente Silvio Portilho.

Para combater a desinformação e a desatualização dos cartões de vacina. Começa na próxima semana uma campanha de Multivacinação encabeçada pelo governo federal. O público-alvo são as crianças e adolescentes de 0 a 15 anos de idade. A campanha será realizada do dia 30 de setembro ao dia 14 de outubro. Já o Dia D em todo o estado está previsto para o dia 7 de outubro.

“Recado mais do que especiais aos pais: participem dessa campanha é dever de cada pai cuidar da saúde do filho. Por isso procure um postinho e ame seu filho!”, destacou o pediatra.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais