Produtores do Tocantins têm até esta quarta-feira (31) para vacinar bezerras contra brucelose
Os produtores rurais do Tocantins têm até esta quarta-feira (31) para cumprir a vacinação obrigatória contra brucelose em fêmeas bovinas e bubalinas com idade entre 3 e 8 meses. A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) alerta que quem não cumprir o prazo ficará sujeito a multas e terá a movimentação do rebanho bloqueada.
Após a vacinação, os produtores têm um prazo de 10 dias para comprovar o ato em qualquer escritório da Adapec no estado, apresentando a nota fiscal e o atestado de vacinação.
Os produtores que não vacinarem o rebanho estarão sujeitos a multa de R$ 5,32 por animal não vacinado e R$ 127,69 por propriedade não declarada. Além das penalidades financeiras, a ficha de movimentação do rebanho será bloqueada até a regularização, que deve ser realizada exclusivamente no município de origem da propriedade.
A Adapec orienta que os produtores procurem imediatamente qualquer um de seus escritórios para regularizar a situação. A vacinação contra brucelose é obrigatória e integra as ações de controle sanitário do rebanho tocantinense.
Informações: Welcton de Oliveira/Governo do Tocantins
