Procon notifica Energisa por constantes quedas e falta de energia em Formoso do Araguaia

O Procon Tocantins notificou a Energisa Tocantins nesta segunda-feira, 25, por oscilações, falta de energia, quedas diárias, permanência da mesma em apenas uma fase no setor São Jose 1 de Formoso do Araguaia do Tocantins, o que tem causado transtornos aos consumidores. Os consumidores denunciaram que os problemas ocorrem desde o início da semana passada.

“Estamos atentos à qualidade da prestação de serviço das concessionárias e reforçamos que os clientes nos procurem sempre que situações deste tipo ocorram”, destaca Rafael Pereira Parente, superintendente do Procon Tocantins.

Foi dado um prazo de 48 (quarenta e oito) horas para que a empresa apresente justificativa referente às constantes quedas de energia, oscilações, demora em seu restabelecimento e o funcionamento da mesma em apenas uma fase no Setor São José 1, bem como quais medidas estão sendo tomadas para a solução em definitivo dos problemas apontados pelos consumidores.

Anúncio no meio do texto

Na notificação, o Procon Tocantins solicitou, também, que a companhia preste esclarecimentos aos consumidores a respeito da falta de energia elétrica e a demora para o restabelecimento da mesma, pois nenhum desses consumidores foram comunicados previamente de quais interrupções do serviço poderiam acontecer.  

O Código de Defesa do Consumidor estabelece que o fornecimento de energia elétrica é serviço público essencial. A concessionária deve cumprir com a prestação do serviço com regularidade, continuidade e eficiência. A Lei nº 8.987/95, art. 6º, §3º, autoriza a suspensão do fornecimento do serviço somente nos seguintes casos, por razões de ordem técnica ou de segurança das instalações e por inadimplemento do usuário, considerado o interesse da coletividade, mediante aviso prévio.

“Cabe ressaltar que aquele consumidor que teve seu aparelho de sua residência ou comércio queimado devido à queda de energia, que entre em contato com a Energisa para relatar os fatos e ter seus direitos assegurados. Não havendo êxito,  o consumidor pode também procurar o Procon Tocantins”, pontua Magno Silva, diretor de Fiscalização do órgão.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais