Primeiro dia da 4ª Conferência Nacional de Cultura reúne autoridades e delegações de todo o país

Teve início nesta segunda-feira, 4, em Brasília (DF), a programação da 4ª Conferência Nacional de Cultura, que reunirá ao longo desta semana agentes e gestores culturais de todo o país para discussões em torno do setor cultural brasileiro. A abertura oficial foi conduzida pela atriz Thalma de Freitas e contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da primeira-dama Janja Silva, da ministra da Cultura Margareth Menezes, além de artistas e outras autoridades federais, estaduais e municipais.


“Precisamos enraizar aquilo que a gente acredita no meio do povo, nas entranhas da sociedade. A cultura não pode ser uma coisa do presidente da República, da ministra da Cultura ou de um ou outro artista. A cultura tem que estar nas entranhas, sobretudo das pessoas mais humildes, das pessoas mais pobres que muitas vezes não têm acesso a cultura que a gente faz”, disse o presidente Lula ao reforçar o direito ao acesso à cultura, um dos tópicos debatidos durante a conferência, em seu discurso.


“É na arte e na cultura que vive a democracia. O exercício pleno da cultura e da democracia passa pela garantia dos direitos culturais dos cidadãos brasileiros. A 4ª Conferência Nacional de Cultura é um ambiente para exercemos esse estado de democracia”, reforçou a ministra Margareth Menezes.

Anúncio no meio do texto


A conferência volta a ser realizada após dez anos desde sua última edição e tem como tema “Democracia e Direito à Cultura”, com o objetivo de debater sobre as políticas culturais de forma a promover a participação social e fortalecer a democracia e os direitos culturais. Todas as discussões realizadas ao longo desta semana darão suporte para a atualização do Plano Nacional de Cultura (PNC) ainda em 2024, pensando metas prioritárias a serem atingidas nos próximos dez anos.


De acordo com informações do Ministério da Cultura (MinC), o PNC serve como uma espécie de “mapa de navegação” para nortear o Estado no que diz respeito ao setor cultural, já que traz de forma sistematizada objetivos, diretrizes e prioridades, com um caráter orientador. Desta forma, serão debatidas temáticas que perpassam seis eixos temáticos pré-definidos: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Democratização e acesso à cultura e Participação Social; Identidade, Patrimônio e Memória; Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade, e Direito às Artes e Linguagens Digitais.


O Tocantins participa do evento com uma equipe de 20 delegados eleitos durante a etapa estadual, realizada em dezembro de 2023 pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), além de convidados do MinC. O primeiro dia foi marcado pela chegada e credenciamento da delegação, além da realização de uma reunião extraordinária do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) e encontros nacionais de setoriais (artesanato, audiovisual, teatro, circo, museu, dança, artes visuais, culturas indígenas, entre outras) e gestores culturais.


Participando da agenda desde o início da tarde, quando aconteceu o Encontro Setorial de Gestores, o secretário da Cultura Tião Pinheiro reforçou a importância da realização da 4ª Conferência Nacional de Cultura para o fortalecimento e a união entre todos os trabalhadores do segmento.


“Estamos juntos com uma comitiva do Tocantins formada por delegados eleitos na Conferência Estadual, realizada em dezembro, por convidados e pela gestão da Secretaria da Cultura. Estamos dando sequência ao trabalho reiniciado pelo governador Wanderlei Barbosa na retomada cultural no Brasil e também no Tocantins e essa nossa participação é muito importante, principalmente da sociedade civil”, disse.


A programação do dia terminou com a realização do Festival da Cultura, na área externa do Centro de Convenções, com line-up aberto ao público. A primeira noite teve como atrações musicais Ops (Criolina) e Fafá de Belém, com participação especial de Johnny Hooker.

Dando sequência nesta terça-feira, 5, a programação continuará com novas reuniões setoriais e de gestores culturais, o Fórum Brasileiro de Direitos Culturais, a Plenária de Regulamento Interno da Etapa Nacional, lançamento de livros e outras atividades artísticas. Na programação do Festival da Cultura se apresentam Barata (Criolina) e Diogo Nogueira.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais