PRF resgata cerca de 400 aves silvestres transportadas irregularmente na BR-153
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou aproximadamente 400 canários-da-terra na tarde da última segunda-feira (21), durante uma abordagem de rotina na BR-153, no Tocantins. As aves eram transportadas de forma irregular no porta-malas de um carro de passeio por dois homens que seguiam de Altamira (PA) com destino a São Paulo (SP).
Segundo a PRF, os animais estavam acondicionados em condições precárias, em gaiolas pequenas e abafadas, além de bolsas de viagem parcialmente abertas ou totalmente fechadas, sem ventilação. A situação foi caracterizada como maus-tratos.
Os ocupantes do veículo não apresentaram qualquer documentação que justificasse a origem legal das aves ou autorização para o transporte. Diante disso, os dois foram conduzidos à sede da Polícia Federal, onde devem responder por crime ambiental e tráfico de fauna silvestre. Órgãos ambientais competentes também foram acionados para avaliar a situação dos animais.
Ainda de acordo com a PRF, embora o Tocantins não fosse o destino final do carregamento, o flagrante reforça o uso do estado como rota de tráfico de animais silvestres, devido à sua posição estratégica entre as regiões Norte e Sudeste do país.
O tráfico de animais é crime previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), e pode ser denunciado aos órgãos de fiscalização ambiental.
Com informações do Jornal Opção TO