PRF apreende madeiras transportadas ilegalmente no Tocantins
No fim de semana, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 36,23m³ de madeira nativa serrada e 1.200 estacas de Acapu sendo transportados ilegalmente, nos municípios de Luzinópolis e Gurupi.
Na tarde de sexta-feira, 30, em Luzinópolis, por volta das 14 horas, no km 75 da BR 230, foi abordado o conjunto veicular Scania/R440 A6x4. Durante a fiscalização no compartimento de cargas, foram localizados 36,23m³ madeira nativa serrada. Ao verificar a documentação de transporte, a equipe PRF constatou divergências entre a Nota Fiscal e a especificação na Guia Florestal.
Já pela manhã do sábado (01), por volta das 7 horas e 50 minutos, durante fiscalização no município de Gurupi/TO, no km 666 da BR 153, foi abordado o veículo Scania/P 360 A6x2 e o seu semirreboque. Ao realizar inspeção da carga, a equipe PRF apurou que a documentação da carga apresentava inconsistências na guia florestal de matéria prima, realizando assim, a apreensão de 1.200 estacas de Acapu.
Diante dos fatos, foram constatadas, a princípio, as ocorrências de transportar, adquirir, vender, madeira, lenha, carvão sem licença válida. Toda a madeira apreendida foi encaminhada aos órgãos ambientais competentes, para as providências legais cabíveis.