Prevenção da gravidez na adolescência é tema de palestras em Araguaína

A gestação na adolescência é uma grande preocupação para a saúde pública. Além dos riscos e complicações à saúde da mãe e do bebê, a gestação indesejada na vida de milhares de meninas impacta diretamente na vida social, econômica e emocional. Para fortalecer a mobilização de prevenção, no dia 3 de janeiro de 2019, foi instituída a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência. Durante o mês, a Secretaria da Saúde de Araguaína está promovendo palestras educativas nas escolas municipais e estaduais para meninas e meninos, e nas UBS (Unidades Básicas de Saúde). 

O programa tem como objetivo disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas, para que contribuam na redução da incidência da gravidez na adolescência. “O objetivo é informar sobre as medidas preventivas, saúde sexual e métodos de prevenção. Também serão realizadas palestras e rodas de conversas nas UBS, a fim de disseminar conhecimento também aos pais e responsáveis”, destacou a responsável técnica da Saúde do Adolescente, Pâmella Araújo Ferreira.

Participam das palestras profissionais da saúde, professores, coordenadores e estudantes a partir de 12 anos. Nas UBS, o objetivo é orientar pais e responsáveis que aguardam por atendimento.

Levantamento

De acordo com dados da Saúde de Araguaína, em ano de 2021, dos 3046 nascidos vivos em Araguaína, 406 foram de mães entre 10 e 19 anos, sendo 13,32%. Já em 2022, dos 2535 nascidos vivos, 397 foram de mães com idades de 10 a 19 anos, ou seja, 15,66% dos nascidos vivos do ano de 2022 são de mães entre 10 e 19 anos de idade.

“Em 2023, resolvemos intensificar mais as nossas ações nas escolas com os adolescentes, que é o local onde temos um maior acesso a eles. Reforço que os profissionais médicos e enfermeiros das UBS, estão de prontidão para sanar todas as dúvidas que venham a surgir tanto aos pais quanto aos adolescentes”, ressaltou a secretária de Saúde, Ana Paula Abadia.

Prevenção

Nas Unidades Básicas de Saúde também são ofertados às mulheres e adolescentes métodos contraceptivos tais como: preservativos masculinos e femininos, anticoncepcionais oral e injetável, e contraceptivo de longa duração DIU (Dispositivo Intrauterino).

Araguaína é a primeira cidade do Tocantins a realizar gratuitamente o implante hormonal, o Implanon. Vão ser beneficiadas na etapa inicial do atendimento mulheres em situação de rua, cadastradas no Programa Consultório na Rua. Ainda não há previsão de atender a população em geral.

Programação

Dia 7 (Terça-feira)
Escola Estadual Henrique Cirqueira Amorim – (Setor Barros);
Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Sancha Ferreira – (Setor Jardim Filadélfia);
Centro De Ensino Médio Paulo Freire – (Setor Central);
Centro De Ensino Médio Castelo Branco – (Setor Vila Aliança);
Escola Municipal Manoel Lira – (Setor Nova Araguaína);
UBS Manoel dos Reis – (Setor Jardim das Flores);
UBS Nova Araguaína – (Setor Nova Araguaína);
CRAS – (Setor Céu Azul);
Centro de Convivência do Idoso de Araguaína – (Setor Couto).

Dia 8 (quarta-feira)
Escola Municipal Cabo Luzimar Machado – (Povoado Ponte);
Colégio Ademar Vicente Ferreira – (Setor JK);
Colégio Adolfo Bezerra de Menezes – (Bairro São João);
UBS José Rezende – (Setor Céu Azul);
UBS Albeny Soares – (Setor Couto Magalhães).

Dia 9 (quinta-feira)
UBS Novo Horizonte – (Bairro Novo Horizonte).

Dia 10 (sexta-feira)
UBS Couto Magalhães – (Setor Couto Magalhães).

Dia 13 (segunda-feira)
Escola Municipal William Castelo Branco (Setor Parque Sonhos Dourados).

Dia 14 (terça-feira)
Escola Espírita André Luiz – (Setor Setor Morada do Sol);
Escola Estadual Manoel Gomes da Cunha – (Setor Novo Horizonte).

Dia 15 (quarta-feira)
Escola Municipal José Gomes Sobrinho (Setor Bairro Monte Sinai);
UBS Senador Benedito – (Loteamento José Ferreira).

Dia 24 (sexta-feira)
Escola Estadual Campos Brasil Dia – (Loteamento Bairro de Fátima).

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais