Presidente da Câmara de Palmas, vereador Folha anuncia implantação de acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva

O presidente da Câmara Municipal de Palmas (CMP), vereador Folha (PSDB), anunciou na manhã desta terça-feira, 25, a implantação de recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva nas transmissões das sessões e no site da CMP. O objetivo da iniciativa é promover a inclusão social e permitir que mais pessoas possam acompanhar as atividades legislativas. O anúncio foi feito durante a Sessão Solene em comemoração ao Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Na solenidade, Folha destacou a importância da Libras no desenvolvimento da cidadania e comunicação diária das pessoas com deficiência auditiva. “A Língua Brasileira de Sinais é reconhecida como um meio de comunicação e expressão, garantindo o acesso das pessoas surdas à educação, à cultura e à vida política da sociedade. Seu reconhecimento como uma língua oficial do Brasil é um passo importante na garantia dos direitos das pessoas surdas e na construção de uma sociedade mais inclusiva e justa.”, ressaltou o presidente da Casa.

E foi em seu discurso que o vereador Folha explicou que vai implantar recursos de acessibilidade nas transmissões das sessões, permitindo que pessoas com deficiência auditiva acompanhem as discussões legislativas. Além disso, de acordo com ele, o site da CMP contará com uma ferramenta automática de tradução e um dicionário de termos políticos dedicado às pessoas surdas, facilitando o acesso e entendimento de informações.

Anúncio no meio do texto

“Estamos aqui não apenas para criar leis, mas também para facilitar o acesso dos cidadãos ao Parlamento e, por isso, vamos garantir mais acessibilidade às nossas transmissões e implantar em nosso site recursos que permitam uma melhor comunicação com a população”, explicou Folha, concluindo que a implantação dos novos recursos deve ser feita até o fim do ano.

Com essa iniciativa, Folha, na condição de presidente da Câmara Municipal de Palmas e autor do requerimento para a realização da Sessão Solene, reforça seu compromisso com a acessibilidade e a inclusão social das pessoas com deficiência auditiva, buscando permitir que mais cidadãos possam participar ativamente da vida política da Capital.

Homenagem

O presidente da Casa prestou homenagens às lideranças da Comunidade Surda Tocantinense. Foram homenageados o professor da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), João Mendes Filho, a professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Roselba Gomes de Miranda, a professora da Seduc, Amoriana Araújo e a senhora Cláudia Regina Papalardo Arantes. 

Luta por inclusão

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é fundamental para a comunicação da comunidade surda no Brasil. Sua história se entrelaça com a dos surdos no país, e sua regulamentação como um idioma oficial ocorreu apenas em 2002, quase 10 anos após um projeto de lei que buscava esse reconhecimento ter sido apresentado pela primeira vez. A partir desse momento, iniciou-se um movimento em defesa da educação dos surdos e do uso legítimo da Libras. A insistência e a luta pela aceitação da língua de sinais foram fundamentais para que a Libras voltasse a ser reconhecida e valorizada, garantindo aos surdos o direito à comunicação plena e efetiva em todos os aspectos da vida social e política.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais