Prefeitura de Palmas regulamenta prazos para análise de projetos de construção e licenciamento

A Prefeitura de Palmas publicou na última quinta-feira (8) a Instrução Normativa nº 1/2026, que regulamenta os procedimentos para aprovação de projetos de implantação, arquitetônicos e urbanísticos no município. O objetivo, segundo a administração municipal, é trazer mais eficiência aos processos de licenciamento, beneficiando cidadãos, empreendedores e a gestão pública.

A norma consolida e detalha todas as etapas, desde a emissão da Certidão de Uso do Solo até a solicitação do Habite-se e da Certidão de Conclusão de Obra, incluindo a análise de Alvarás de Construção, Reforma e projetos de loteamento. O documento estabelece prazos máximos para análise:

  • Análise prévia e emissão da Certidão de Aprovação do Projeto Arquitetônico: 15 dias úteis.
  • Análise de Alvará de Construção: 15 dias úteis.
  • Solicitação de Habite-se: 15 dias úteis.
  • Consulta prévia para loteamentos: 21 dias úteis.
  • Expedição de segunda via de alvará: 5 dias úteis.
Anúncio no meio do texto

O secretário municipal de Mobilidade, Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Israel Henrique de Melo Sousa, afirmou que a instrução é um marco para a gestão urbana. “Estabelecemos prazos objetivos para cada análise, o que é fundamental para o planejamento do cidadão e do investidor, sempre visando o crescimento ordenado e qualificado da nossa cidade”, disse.

A normativa também simplifica procedimentos, dispensando o reconhecimento de firma em cópias quando não houver dúvida sobre a autenticidade, permitindo que servidores municipais atestem a conformidade por comparação. Inclui ainda regras específicas para situações como alteração de projeto aprovado, mudança de proprietário ou responsável técnico durante a obra, demolição total e processos para postos de combustível (PAC).

A instrução já está em vigor e se aplica também aos processos já em andamento na Prefeitura. Com a publicação, fica revogada a Instrução Normativa Sedusr nº 01, de 27 de maio de 2025.

Informações: Samuel Cunha/Secom Palmas

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais