Prefeitura de Palmas isenta mais de 31 mil contribuintes do IPTU 2025
Isenção social automática se aplica, entre outros requisitos, a imóveis de baixo valor.
A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), isentou de forma automática 31.538 imóveis de pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2025, na Capital. Os imóveis são caracterizados como edificados, residenciais, com valor do imposto de até 50 Unidades Fiscal de Palmas (Ufips), equivalente a R$ 231,00, e de contribuintes pessoas físicas com um único imóvel no Município. A isenção para este público se estende à Taxa de Coleta de Lixo.
Existe ainda o IPTU Social para idosos (acima de 65 anos), aposentados, pensionistas e deficientes físicos incapacitados para o trabalho. Neste caso, depende da comprovação individual de cada contribuinte. O imóvel também precisa ser residencial, edificado e único bem. Além disso, o teto do IPTU, neste caso, é de 150 Ufips, equivalente a R$ 693,00. Para solicitar o requerimento anual de isenção, o cidadão pode buscar uma das unidades do Resolve Palmas ou o Portal do Cidadão.
IPTU 2025
A primeira parcela ou parcela única (à vista) do IPTU 2025 deve ser paga até o dia 17 de março. Quem optar pelo pagamento à vista pode ter até 30% de desconto.
10% pelo pagamento à vista;
10% pela adimplência com todos os tributos quitados;
Até 10% para quem optou pela conversão dos créditos da Nota Palmense Premiada em desconto do IPTU.
Os boletos estão disponíveis para emissão no site da Prefeitura de Palmas. Já os contribuintes que possuem imóveis não edificados, devem emitir os boletos em uma das três unidades do Resolve Palmas.