Prefeitura de Palmas e Embrapa unem forças para impulsionar a produção rural

Parceria visa impulsionar a produção rural e atualizar produtores da agricultura familiar.

O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, assinou na manhã desta terça-feira, 18, um termo de cooperação com a Embrapa Pesca e Aquicultura para a capacitação e atualização de pelo menos 50 produtores da agricultura familiar da Capital. O acordo prevê assistência técnica com o objetivo de incrementar as produções de mandioca, peixes, pecuária de corte e de leite.

Na ocasião, o chefe do Poder Executivo Municipal visitou as instalações da Embrapa e conheceu o trabalho de pesquisa tanto de peixes quanto no manejo e cultivo agrícola. “Tudo o que nós fizermos em favor da pesquisa, tem uma possibilidade grande de nós chamarmos a atenção de entes nacionais e internacionais, de outros atores e parceiros da iniciativa privada, do meio científico”, disse o prefeito de Palmas, lembrando que em 2002 seu pai, o ex-governador José Wilson Siqueira Campos, doou a área para o desenvolvimento de pesquisas em piscicultura.

Anúncio no meio do texto

A chefe-geral da Embrapa Pesca e Aquicultura, Danielle de Bem Luiz, se sentiu lisonjeada com a parceria e destacou que esta foi a primeira visita de um prefeito à unidade da Embrapa. “Consideramos este um momento muito significativo para fortalecer as parcerias e avançar em questões essenciais para o desenvolvimento da nossa região”.

O acordo de cooperação técnica foi firmado nesta terça-feira, 18, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Serviços do Interior. Parte das atividades serão realizadas na Unidade Demonstrativa ‘Fazendinha’, localizada na Agrotins, e em propriedades rurais da Capital. “Queremos melhorar a vida dos nossos produtores rurais, em especial na agricultura familiar. Queremos transformar a ‘Fazendinha’ em uma unidade-escola, para receber estudantes da rede municipal”, disse o secretário Major Negreiros.

O prefeito Eduardo Siqueira Campos também falou sobre o desejo de transformar escolas em um polo de difusão do conhecimento, por meio de parceria com a Embrapa. “Palmas, com seus 35 anos de cidade planejada, é um berço de oportunidades sem igual no país”.

Quem prestigiou a cerimônia de assinatura foi o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Ronaldo Dimas, além de técnicos e servidores da Embrapa e da Prefeitura de Palmas.

Técnicos da Embrapa no manejo do pirarucu, espécie amazônica com grande potencial comercial. Foto: Edu Fortes
Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais