Prefeitos avaliam saída e vices entram no radar político no Tocantins

Com a proximidade do calendário eleitoral, vice-prefeitos de municípios estratégicos do Tocantins podem assumir o comando das prefeituras nos próximos meses, caso prefeitos deixem os cargos para disputar outras funções eletivas. As possíveis mudanças atingem cidades como Dianópolis, Axixá do Tocantins, Colinas do Tocantins e Paraíso do Tocantins.

Se confirmadas, as sucessões seguem a regra legal de posse automática dos vices e podem impactar prioridades administrativas e o cenário político local em pleno ano eleitoral.

Sudeste e extremo norte

Anúncio no meio do texto

Em Dianópolis, no sudeste do Estado, a eventual renúncia do prefeito José Salomão para disputar uma vaga de deputado federal levaria à posse do vice-prefeito Hormides Rodrigues Neto, do União Brasil.

No extremo norte, em Axixá do Tocantins, a saída do prefeito Auri resultaria na ascensão do vice-prefeito Negão do Cinda.

Norte e Vale do Araguaia

Em Colinas do Tocantins, a possível renúncia do prefeito Kasarin faria com que o vice-prefeito Zé Nagru, do Republicanos, assumisse a prefeitura.

Já em Paraíso do Tocantins, a sucessão depende da decisão do prefeito Celso Morais. Caso ele deixe o cargo, o vice-prefeito Ubiratan assumiria o Executivo municipal.

Protagonismo em ano eleitoral

As possíveis mudanças reforçam o papel estratégico dos vice-prefeitos em períodos eleitorais, com potencial para redefinir agendas administrativas, alianças políticas e o ambiente eleitoral nos municípios.

Informações: Gazeta do Cerrado

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais