Porto Nacional cancela Carnaval; Gestão argumenta restrições financeiras e casos de COVID-19

A Prefeitura de Porto Nacional anunciou a não realização do Carnaval 2025 (Porto Folia) com recursos públicos. A decisão foi tomada após análise das dificuldades financeiras do município e do aumento de casos de COVID-19. Inicialmente, a gestão planejava promover o evento para fortalecer a cultura local, mas os recursos disponíveis, mesmo com apoio do governo do Estado e parlamentares, se mostraram insuficientes, tornando inviável o uso de verbas municipais.

“Inicialmente, a intenção era promover o Carnaval como uma forma de fortalecer a cidade e sua tradição cultural. A gestão trabalhou arduamente para realizar a edição de 2025, contando com o apoio do governo do Estado e de alguns parlamentares. No entanto, ao somar os recursos disponíveis, ficou claro que não seriam suficientes e a prefeitura precisaria aplicar dinheiro próprio dos cofres municipais, algo inviável no momento”, destacou a Gestão Municipal em comunicado enviado para a imprensa.

A administração destacou que as prioridades atuais são direcionadas a áreas essenciais como educação, saúde e infraestrutura. Além disso, o cenário epidemiológico influenciou a decisão: entre 9 e 15 de fevereiro de 2025, foram registrados 66 novos casos de COVID-19, com 18 ativos e um óbito. Houve um aumento de 128% nos casos nos primeiros 15 dias de fevereiro em comparação com todo o mês de janeiro.

“O aumento dos casos de COVID-19 também foi outro fator determinante para essa decisão. Segundo o Boletim Epidemiológico/COVID-19 de Porto Nacional, entre 09/02 e 15/02 de 2025, foram registrados 66 novos casos, com 18 ativos. Há ainda um óbito informado pelo Hospital Regional de Porto Nacional, que será computado no boletim da próxima semana. Essa situação de alerta reforça a necessidade de prevenção como a melhor proteção para o município. Vale destacar que nestes primeiros 15 dias de fevereiro houve um aumento de 128% nos casos em relação a todo o mês de janeiro de 2025.”

A Prefeitura agradeceu aos parceiros pelo apoio e reforçou o compromisso com a cultura local, projetando uma grande temporada de praias em 2025, incluindo Porto Real e Luzimangues, caso o cenário da COVID-19 melhore.

Anúncio no meio do texto
Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais