Ponte Caracol, no Jalapão, atinge 75% de execução e deve ser entregue em abril de 2026
As obras da Ponte Caracol, construída na rodovia TO-110 sobre o Rio Caracol, na região do Jalapão, alcançaram 75% de execução. A informação foi divulgada pelo Governo do Tocantins por meio da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto). O investimento total é de R$ 11.919.785,02, e a entrega está prevista para abril de 2026.
A estrutura liga os municípios de São Félix do Tocantins e Lizarda e integra o conjunto de intervenções voltadas à melhoria da infraestrutura viária estadual.
Atualmente, os trabalhos concentram-se na fase final da superestrutura. De acordo com um dos engenheiros responsáveis pela obra, Benhur Demori, a parte estrutural está praticamente concluída.
“Estamos com a parte estrutural praticamente concluída. Em seguida, será realizada a etapa de aterro para o encabeçamento da ponte, que inclui serviços de topografia e mobilização de maquinário para finalizar o acesso”, detalhou.
Segundo o Governo do Estado, a obra busca ampliar a mobilidade e oferecer mais segurança aos usuários da rodovia. O governador Wanderlei Barbosa comentou o investimento na região.
“Estamos investindo quase R$ 12 milhões para garantir mais segurança, mobilidade e oportunidades para quem vive e produz na região. Essa ponte é desenvolvimento chegando para a população do Jalapão”, afirmou o governador.
O presidente da Ageto, Túlio Labre, destacou o impacto da intervenção nos municípios atendidos.
“A Ponte Caracol representa um avanço significativo para o Jalapão. Estamos falando de mais segurança, melhor trafegabilidade e mais desenvolvimento para os municípios de São Félix e Lizarda. Seguimos trabalhando com responsabilidade e compromisso para entregar uma estrutura moderna e segura à população dentro do prazo estabelecido”, salientou.
Moradores da região relataram expectativa com a conclusão da obra. Sônia Maria Rodrigues, que vive a cerca de 5 quilômetros da ponte em construção, afirmou que a estrutura deve facilitar os deslocamentos.
“A ponte vai melhorar muito a nossa rotina. Antes era muito isolado e, agora, ficou mais fácil para quem vive em São Félix. Quando preciso ir para Lizarda, vou de moto e demora bastante. Com a ponte, o acesso vai melhorar”, relatou.
Ademar Rocha também comentou a mudança no tráfego local.
“O trânsito vai ficar bem melhor. Aqui era isolado e, agora, não está mais. O Governo do Estado está facilitando para nós. Ter essa estrada sempre foi um sonho, é algo muito importante para todos moradores”, finalizou.
A Ponte Caracol integra as ações estaduais voltadas à ampliação da infraestrutura do Jalapão, região que concentra fluxo turístico e atividades econômicas ligadas ao setor de serviços e transporte.
Informações: Débora Gomes/Governo do Tocantins
