Políticas públicas: Comércio tocantinense foi o que mais cresceu em outubro

Comércio varejista ampliado aumentou quase 5% entre os meses de setembro e outubro, ficando em primeiro lugar no país

O comércio tocantinense está aquecido e registrou aumento no volume de vendas entre setembro e outubro. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Tocantins foi o estado que apresentou maior crescimento nas vendas do comércio varejista ampliado. O incremento foi de 4,6% de um mês para o outro, ficando 3,7 pontos percentuais acima da média nacional (0,9%). Esses dados constam na Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira.

A metodologia da pesquisa define o Comércio Varejista Ampliado como o grupo de atividades que compõem o varejo, além dos segmentos de veículos e peças, material de construção e atacado especializado em alimentos e bebidas.

Anúncio no meio do texto

O secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima, atribuiu o bom resultado às políticas públicas de desenvolvimento econômico do Governo do Tocantins. “O governo do Tocantins através do PICS [Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços], tem fomentado todos os setores da economia tocantinense, descentralizando a atividade econômica para gerar emprego e renda em todas as regiões do estado, com o objetivo de melhorar a vida da população, que é a determinação principal do governador Wanderlei Barbosa.”

Detalhando

O volume de vendas do varejo ampliado foi ainda maior na comparação com o mesmo mês do ano passado, com aumento de 5,5%. No acumulado do ano, entre janeiro e outubro, o incremento foi de 3,8%. Já nos últimos 12 meses, entre novembro de 2023 e outubro de 2024, o volume de vendas cresceu 3,2%.

Já o índice restrito ao comércio varejista, como supermercados e hipermercados, farmácias e outros comércios, apresentou crescimento de 1,5% em outubro frente a setembro deste ano, ficando 1,4 pontos percentuais acima da média nacional (0,9%). O índice foi 7,7% maior que o volume de vendas registrado no mesmo mês do ano passado. No acumulado do ano, o incremento foi de 10,4%; e de 9,8% nos últimos 12 meses.

Movimentação financeira

Os resultados também foram positivos para a receita nominal do comércio. O IBGE constatou que as vendas do varejo ampliado subiram 4,3% entre outubro e setembro e 12,6% a mais que na comparação com outubro de 2023. Ainda de acordo com a pesquisa, os indicadores do varejo, excetuando-se os segmentos de veículos, construção e atacado especializado, também foram positivos, variando 1,7% em outubro frente a setembro e 14,1% a mais de vendas que o mesmo período do ano passado.

A pesquisa

A PMC produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista. Iniciada em 1995, a PMC traz resultados mensais da variação do volume e receita nominal de vendas para o comércio varejista e comércio varejista ampliado (automóveis e materiais de construção) para o Brasil e unidades da federação. (com informações da Agência IBGE Notícias)

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais