Polícia Civil prende mulher por abandono de incapaz no sudeste do estado
Uma mulher de 30 anos, suspeita de praticar o crime de abandono de incapaz na cidade de Novo Jardim, foi presa pela Polícia Civil do Tocantins (PC-TO) durante ação realizada pela 10ª Delegacia de Atendimento à Mulher e Vulneráveis (10ª DEAMV) de Dianópolis, na noite da última segunda-feira, dia 29.
A ação foi deflagrada depois que a delegacia especializada recebeu informações de que três crianças, sendo dois bebês gêmeos e outra de oito anos, estavam sozinhos em uma residência em Novo Jardim. De imediato, as equipes da 10ª DEAMV foram até o local, acompanhadas por membros do Conselho Tutelar de Novo Jardim.
Dessa forma, os menores ficaram sob os cuidados de familiares, e os policiais civis, com base nos relatos dos conselheiros, prenderam em flagrante a mãe de 30 anos, que havia acabado de chegar ao local pelo crime de abandono de incapaz. Ela foi conduzida até a 14ª Central de Atendimento da Polícia Civil em Dianópolis para a adoção das providências legais cabíveis.
As investigações da Polícia Civil revelaram que já havia relatos de episódios em que a mulher teria deixado os filhos sozinhos e aos cuidados de outras crianças, negligenciando, assim, seus deveres de cuidado e proteção para com os filhos. Portanto, o delegado plantonista decidiu ratificar a voz de prisão e, após os procedimentos de praxe, arbitrou fiança, a qual não foi paga pela acusada. Diante dos fatos, a mulher ficou detida na Central de Atendimento e à disposição do Poder Judiciário.