Plano Safra da Agricultura Familiar é lançado em Brasília e pode beneficiar mais de 42 mil produtores tocantinenses

O Plano Safra da Agricultura Familiar 2023/2024 foi lançado na quarta-feira, 28, em Brasília, durante cerimônia no Palácio do Planalto. O governo do Tocantins marcou presença no evento com a participação do secretário Extraordinário de Representação em Brasília (Serb), Carlos Manzini, representando o governador Wanderlei Barbosa, e com o presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Washington Ayres. Os gestores reforçam a presença do Tocantins nas iniciativas nacionais que geram crescimento para o estado. 

Os produtores da agricultura familiar terão um volume total de R$ 71,6 bilhões em crédito, por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O valor é 34% superior ao que foi ofertado na safra anterior e o maior volume da história. O Plano Safra 2023/2024 trouxe uma série de mudanças positivas para o produtor rural, entre elas a redução da taxa de juros de 5% para 4% ao ano.

No Tocantins cerca 42 mil famílias compõem a agricultura familiar, tendo suas áreas produção distribuídas em 540 assentamentos, da Reforma Agrária (Incra) e do Crédito Fundiário (Seagro) gerando cerca de 120 mil postos de ocupação, e contribuindo com 40% do valor bruto da produção agropecuária, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro).

Anúncio no meio do texto

O presidente do Ruraltins, Washington Ayres, destacou que um dos grandes benefícios da diferenciação entre o Plano Safra para o Plano Safra da Agricultura Familiar é a simplificação do acesso para o produtor.

“A apresentação dos documentos do produtor familiar, no processo de solicitação do crédito, é diferenciada em relação ao produtor agropecuário tradicional. Hoje, a agricultura familiar dispõe de uma portaria do Ministério do Desenvolvimento Agrário, facilitando a emissão do Cadastro da Agricultura Familiar, que é uma porta de entrada para acessar o Plano Safra de forma simplificada”, afirmou.

Na ocasião também foram anunciadas outras ações, como: compras públicas, assistência técnica e extensão rural, Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio), Garantia-Safra e Proagro Mais. Incentivos específicos para agricultores familiares do Norte e Nordeste, para a inclusão produtiva de indígenas, quilombolas e mulheres rurais, também se destacaram.

O secretário da Serb, Carlos Manzini, destacou que os novos incentivos anunciados para este ano refletem políticas públicas do governo federal que criam oportunidades para o Tocantins.

“Um fator que tem sido recorrente nos programas lançados pelo governo federal são as medidas exclusivas para indígenas, quilombolas e mulheres. São políticas públicas que abrangem de forma ampla a realidade socioeconômica do nosso estado e, por essa razão, com a liderança do governador Wanderlei Barbosa, temos mais oportunidade na busca por projetos, recursos e apoio”, afirmou. 

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais