PF desarticula grupo criminoso responsável por corrupção e fraudes em licitações de prefeituras no Norte do Tocantins

A Polícia Federal deflagrou, na quinta-feira,13-07, a Operação Transport, que tem como objetivo desarticular associação criminosa suspeita de praticar delitos de corrupção e fraude em licitações.

Os policiais federais cumpriram 13 mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva nas cidades de Palmas-TO, Ananás-TO, Riachinho-TO, Araguaína-TO e Palmeirópolis-TO.  As medidas foram expedidas pela 1ª Vara Federal Cível e Criminal da Subseção Judiciária de Araguaína-TO.

Durante as investigações, a Polícia Federal apurou que os suspeitos criavam empresas de fachada e com auxílio de funcionários públicos ganhavam as licitações.

Anúncio no meio do texto

O suposto esquema ocorreu entre 2017 a 2020 na Secretaria de Administração de determinada prefeitura, que celebrou acordos fraudulentos com a empresa investigada para direcionar licitações de transporte escolar para empresas do grupo criminoso.

Posteriormente, constatou-se que tais empresas ofereciam diversas outras atividades como construção civil e shows artísticos notadamente sem qualquer capacidade operacional. Calcula-se que as empresas tiveram com a administração pública contratos que ultrapassam a quantia de R$ 3 milhões.

Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de associação criminosa, frustração do caráter competitivo de licitação, corrupção ativa e corrupção passiva, cujas penas somadas podem chegar a 18 anos de prisão.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais