PCDs e pacientes do Caps e Henfil têm direito a passe livre; veja como solicitar

Entre 1º de janeiro e esta segunda-feira (28), a Prefeitura de Palmas recebeu 226 solicitações de passe livre no transporte coletivo para pessoas com deficiência (PCDs) e pacientes em tratamento no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e no Núcleo de Assistência Henfil para HIV. O benefício é voltado a cidadãos com renda familiar de até dois salários mínimos e é garantido pela Lei Municipal nº 422, de 13 de julho de 1993.

A análise e emissão do benefício são realizadas pela Secretaria Municipal de Ação Social (Semas), responsável por receber a documentação e encaminhar os pedidos à empresa gestora do transporte público da Capital, que emite o cartão de passe livre.

Como solicitar

Anúncio no meio do texto

De acordo com a assistente geral do Plantão Social da Semas, Samira Rose Carvalho Veiga Rocha, pessoas com deficiência devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da sua região com os seguintes documentos: laudo médico, documento de identificação pessoal e comprovante de residência atualizado. “Lá receberá um formulário que deverá ser preenchido pelo médico. Após essa etapa, a técnica do Cras encaminhará o parecer social à secretaria”, explicou.

Já pacientes do Caps e do Núcleo Henfil devem fazer a solicitação diretamente no Plantão Social, mediante apresentação de encaminhamento da unidade de saúde, documentos pessoais e comprovante de endereço. Nesses casos, o Cras não participa do processo.

Locais e horários de atendimento

  • Plantão Social da Semas
    Local: Quadra ACSE 1 (104 Sul), Conjunto 4, Avenida LO-01 (em frente ao Cartório Eleitoral)
    Horário: segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

  • CRAS
    Horário: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

Informações: France Santiago/Secom Palmas

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais