Para o Deputado Filipe Martins a derrubada do veto ao “Marco Temporal” é uma vitória para o Agro Brasileiro

No dia 14 de dezembro de 2023, um marco significativo foi estabelecido no cenário político brasileiro com a derrubada do veto do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao projeto de lei do marco temporal das terras indígenas (PL 490/07). Os trechos anteriormente vetados foram agora incorporados à Lei 14.701/23, marcando uma mudança importante nas políticas de demarcação de terras.

O marco temporal, que restringe a demarcação de terras indígenas àquelas já tradicionalmente ocupadas por esses povos em 5 de outubro de 1988, data da promulgação da nova Constituição Federal, tem sido objeto de intensos debates e divergências ao longo dos anos. A decisão de derrubar o veto representa uma posição clara do Congresso em relação à abordagem adotada para a demarcação de terras.

 Na sessão do Congresso ocorrida nesse dia histórico, 321 deputados e 53 senadores uniram forças para derrubar a maior parte dos itens vetados relacionados ao marco temporal. Essa decisão expressiva reflete a amplitude do debate e a diversidade de opiniões dentro do cenário político brasileiro.

O projeto do marco temporal para a demarcação de terras indígenas foi aprovado pela Câmara dos Deputados em 30 de maio de 2023. No entanto, em 20 de outubro do mesmo ano, o presidente Lula vetou o projeto, gerando um intenso debate público sobre a necessidade de equilibrar os direitos dos povos indígenas com as demandas do setor agropecuário.

 A derrubada do veto representa não apenas uma mudança na legislação, mas também uma vitória proclamada pelo setor agro brasileiro. A argumentação em torno da segurança jurídica ganha força, sugerindo que o novo marco temporal proporcionará um ambiente mais estável para a produção agropecuária.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais