Palmas registra segundo incêndio de grandes proporções em uma semana

O incêndio em um supermercado na região norte de Palmas, neste sábado, 29, o segundo esta semana na mesma proporção, durou mais de 9 horas de trabalho direto do Corpo de Bombeiros Militar até o rescaldo, além do trabalho de vigilância. A ocorrência bradou por volta das 10h, e a última equipe só saiu do local depois das 19h.

Igualmente como ocorreu em uma escola particular na quarta-feira, no supermercado também houve a necessidade de um  número significativo de bombeiros militares e viaturas no combate, devido às características do local e dos produtos em chamas. O estabelecimento fica na Quadra 404 Norte, na Avenida Palmas Brasil Norte.

Funcionários do supermercado relataram às equipes de combate que o incêndio teria iniciado na Caixa de Distribuição de Energia, tomando grande proporção e levando a algumas explosões, assustando os moradores da vizinhança e pessoas que passavam pelo local.

Anúncio no meio do texto

A estratégia do 1º Batalhão de Bombeiros Militar, que liderou os trabalhos, foi abrir duas linhas de combate com água a partir da mesma viatura, acionando, imediatamente o apoio de outras viaturas, inclusive da 2ª Companhia, sediada em Taquaralto, bem como da Unidade de Resgate junto ao Quartel do Comando Geral, e a Companhia Independente de Busca e Salvamento (CIBS).

Com um suporte maior, três frentes de combate foram distribuídas, sendo uma na lateral externa norte, uma na lateral sul e uma por dentro, acessando a porta principal do estabelecimento, no lado norte.

Só por volta das 13h, o incêndio foi controlado, evitando a propagação para outras edificações vizinhas, bem como para o pavimento superior, acima das entradas de clientes da edificação. “A partir desse momento, o combate mirou a contenção dos focos menores, em razão de materiais de combustível classe A no meio da edificação, que reacendiam em razão da própria característica e das altas temperaturas no interior”, explicou o tenente-coronel Alex Matos Fernandes, comandante do 1º Batalhão de Bombeiros Militar que esteve no local durante a fase de combate e início do rescaldo.

Por volta das 14h, as equipes iniciaram o rescaldo, que foi até o final da operação. 

Ao longo desse tempo, as equipes reviraram os materiais e, paralelamente, jogavam água para o resfriamento. Na ocasião, por volta das 16h, duas viaturas precisaram se ausentar, já que outra ocorrência de incêndio em edificação surgiu.

Tendo a situação sob controle e o resfriamento parcialmente executado, já que a temperatura estava bem elevada, uma equipe foi destacada para o monitoramento durante a noite para que na manhã deste domingo a edificação seja liberada para a perícia. Calcula-se que 50 mil litros de água tenham sido usados na operação.

O prédio estará interditado, mesmo após  a ação da perícia até que cesse os impedimentos 

Não houve vítimas. Todos os funcionários deixaram o prédio assim que as chamas começaram.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais