Palmas reforça obrigatoriedade de cadastro para prestadores de serviços turísticos

A Prefeitura de Palmas, por meio da Agência Municipal de Turismo (Agtur), reforçou a importância do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), sistema mantido pelo Ministério do Turismo que reúne informações de empresas e profissionais que atuam no setor. O registro é gratuito e obrigatório para diversas atividades ligadas ao turismo e tem como objetivo garantir mais segurança, transparência e profissionalização ao setor.

Atualmente, 949 prestadores estão cadastrados no Cadastur em Palmas, incluindo meios de hospedagem, agências de turismo, guias, transportadoras turísticas, organizadores de eventos, restaurantes e empreendimentos de lazer. O cadastro é exigido pela Lei nº 11.771/2008 para atividades como acampamentos turísticos, meios de hospedagem, organizadoras de eventos, parques temáticos e transportadoras turísticas, além de profissionais que atuam como guias de turismo, sejam autônomos ou microempreendedores individuais. A atuação sem registro pode resultar em multa e sanções administrativas.

Turismo rural passa a integrar o Cadastur

Anúncio no meio do texto

Uma das novidades no sistema é a inclusão de produtores rurais e agricultores familiares no cadastro, medida que amplia o reconhecimento do turismo rural como atividade econômica complementar. A Portaria nº 25, de 3 de setembro de 2025, estabelece que o registro é aplicável a quem oferece serviços turísticos remunerados em propriedades rurais, sem que isso descaracterize sua condição de produtor ou agricultor familiar. Dessa forma, os participantes mantêm seus direitos e benefícios legais.

Cadastro online e benefícios

O processo de cadastro é realizado de forma online, pelo site www.cadastur.turismo.gov.br, com envio digital dos documentos exigidos e acompanhamento do andamento da solicitação.

A presidente da Agtur, Ana Paula Setti Nogueira, destacou que o registro é essencial para fortalecer o turismo na capital.

“O cadastro é fundamental para garantir a qualidade e a formalização dos serviços turísticos, além de abrir portas para novas oportunidades de negócios, capacitações e acesso a programas de incentivo”, afirmou.

Com o reforço ao Cadastur, a gestão municipal busca ampliar a formalização e visibilidade dos profissionais do setor, fortalecendo a imagem de Palmas como destino turístico estruturado e confiável.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais