Palmas Lidera ranking de mulheres praticantes de atividades físicas

Palmas é uma das cidades em que existe o maior número de mulheres praticantes de atividades físicas ao ar livre de 2023. Os dados são de pesquisa realizada pelo Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde, e apontam que 49,6% das mulheres da Capital realizam atividades físicas regular e diariamente. O estudo, realizado no ano passado,  tem o objetivo de medir e prevenir fatores de risco para doenças crônicas nas capitais do Brasil. Confira a íntegra da pesquisa aqui.

A pesquisa intitulada “Estimativas sobre frequência e distribuição sociodemográfica de fatores de risco e proteção para doenças crônicas nas capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal em 2023” apontou Palmas como sendo a capital que tem maior porcentagem de mulheres praticantes de atividades físicas no tempo livre equivalente a pelo menos 150 minutos de atividade física moderada por semana em 2023.

Segundo o estudo da Vigitel, Palmas está entre as menores frequências de obesidade entre pessoas do sexo feminino (17,3%). A pesquisa também aponta Palmas como a capital com menor frequência para mulheres acima do peso, com 44%.

Anúncio no meio do texto

A Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Municipal de Esportes e Lazer (Fundesportes), trabalha com o apoio e criação de programas e eventos para incentivar a população a praticar atividades físicas, como a recente 2° edição da Copa Palmas de Ciclismo, que terá a sua segunda etapa no dia 24 de março, em que uma das três categorias é exclusivamente feminina.

Acessível ao público feminino, Palmas disponibiliza ainda opções de esportes para manter a saúde física, como aulas de karatê estilo shotokan para as crianças de sete a 12 anos, Escolinha de Futebol Feminino para adolescentes de 10 a 17 anos e também aulas de hidroginástica, academia, funcional e aulas de voleibol adaptado (VóVôlei).

Para o público em geral, a Prefeitura também disponibiliza o Projeto Palmas + Fitness onde 90% do público é feminino. São aulas de danças gratuitas em locais públicos da Capital. Todas as corridas de ruas, tanto as de realização própria como as de apoio da Fundesportes, têm ranking e categorias exclusivas para mulheres, além da classificação geral.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais