Palmas incentiva uso de energia solar com descontos de até 50% em tributos

Contribuintes de Palmas que utilizam energia solar fotovoltaica podem obter incentivos fiscais por meio do Programa Palmas Solar, que concede descontos em tributos municipais como IPTU, ITBI e ISSQN. Para adesões realizadas a partir deste ano, com validade entre 2027 e 2031, os descontos podem chegar a até 40% no IPTU e no ITBI e 50% no ISSQN, conforme o cumprimento dos requisitos legais previstos na regulamentação.

Instituído pela Lei Complementar nº 327/2015 e regulamentado pelo Decreto Municipal nº 1.506/2017, o programa é executado pela Prefeitura de Palmas e tem como objetivo estimular a adoção de fontes de energia limpa e renovável por moradores, empresários e profissionais autônomos, além de incentivar a economia na conta de energia.

De acordo com a prefeitura, 1.037 contribuintes estão sendo beneficiados neste ano com descontos em tributos municipais por meio do Palmas Solar. Entre eles, o empresário Leonardo Castanhel afirmou:

Anúncio no meio do texto

“É um programa muito atrativo para o contribuinte, pois se trata de tributos inevitáveis. Sempre recomendo aos clientes que aproveitem. É um privilégio poder contar com esse incentivo no município”.

Como participar

Para aderir ao programa, o contribuinte deve protocolar a solicitação em uma unidade do Resolve Palmas ou pelo Portal do Cidadão, da prefeitura. O pedido passa por análise técnica da documentação apresentada. Após a concessão do benefício, é necessário comprovar anualmente a continuidade da geração de energia solar, por meio da apresentação de fatura recente de energia elétrica, demonstrativo de compensação da energia injetada na rede e formulário de ratificação preenchido e assinado. Inadimplência ou irregularidades podem resultar no cancelamento do incentivo.

Aplicação dos descontos

Os descontos são aplicados no exercício fiscal subsequente ao da solicitação e devem ser requeridos até 30 de outubro para vigorar no ano seguinte. Conforme o decreto municipal, o incentivo referente ao IPTU pode ser concedido por até cinco anos, com percentual definido conforme o período da concessão. Já o desconto no ITBI é aplicado apenas na primeira transferência do imóvel após a concessão do benefício.

O secretário municipal de Infraestrutura e Habitação, Paulo Cezar Monteiro, comentou o alcance da iniciativa:

“O Programa Palmas Solar é uma política pública que alia responsabilidade ambiental e justiça fiscal. Além de incentivar o uso de uma fonte de energia limpa e renovável, o município contribui diretamente para a desoneração tributária do cidadão, gerando economia e estimulando práticas sustentáveis que refletem no futuro sustentável da nossa cidade”.

Informações: Alcione Luz/Secom Palmas

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais