Palmas em terceiro no ranking das capitais em serviços de saneamento básico

Considerando os dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) do governo federal de 2021, Palmas se destaca no cenário nacional nos serviços de saneamento básico disponibilizados, ficando na terceira posição no ranking das capitais brasileiras. A Capital tocantinense ficou atrás apenas de São Paulo (SP) e Curitiba (PR), primeiro e segundo lugar respectivamente, conforme levantamento feito pela Secretaria Municipal de Comunicação de Palmas (Secom). 

No levantamento do Instituto Trata Brasil, publicado neste mês, traz o ranking dos 20 municípios mais bem colocados, onde Palmas aparece na 16ª posição, um avanço de dois postos em comparação ao ranking de 2022 onde ficou na 18ª posição, referente aos dados de 2020. A Trata Brasil considerou os mesmos dados utilizados pela Secom para fazer o ranking das capitais, o SNIS de 2021.

No serviço de fornecimento de água tratada, Palmas atende 100% da área urbana e 98,86% do atendimento total. Mesma situação das capitais São Paulo e Curitiba no atendimento urbano; no atendimento total também 100%. Já o Brasil atende 93,46%; a região Norte, 72,16%; e o Tocantins, 93,71%. É dever das prefeituras garantir que a água chegue na casa das pessoas que moram na área urbana – a captação, o tratamento e a distribuição -, que em Palmas é executado pela empresa BRK Ambiental e fiscalizado pela Prefeitura. 

A coleta e o tratamento de esgoto de imóveis urbanos – residenciais e comerciais – são serviços essenciais. Em Palmas, 93,30% dos imóveis são atendidos com rede de esgoto e 100% do coletado é tratado. Apenas São Paulo atende 100% da área urbana e Curitiba, 99,98%. Considerando os dados do Brasil, 64,08% dos imóveis têm esgoto e 80,84% do coletado é tratado; na região Norte, 18,38% de rede de esgoto e 84,12% do coletado é tratado; e no Tocantins, 38,13% de rede e 98,53% tratado.

Papel importante na manutenção das cidades é a coleta de resíduos sólidos e a destinação correta e o tratamento desse material. Palmas atende 100% da área urbana, sendo que a cobertura porta a porta é de 86,54%.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais