Palmas amplia prevenção de ISTs com novo autoteste de HIV
A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), passou a disponibilizar novos recursos para a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), incluindo o autoteste de HIV por punção digital e novos modelos de preservativos. As medidas buscam ampliar o acesso à testagem e incentivar o uso de métodos seguros de prevenção na capital.
O autoteste de HIV digital permite que qualquer pessoa retire o kit nas unidades de saúde e realize o exame de forma autônoma, em casa ou em outro ambiente, com resultado em até 15 minutos. O dispositivo é de fácil manuseio e visa garantir mais privacidade e conforto à população.
Prevenção acessível
A coordenadora da área técnica de ISTs da Semus, Carolina Freitas, explica que não há limite de retirada para os autotestes e preservativos.
“Uma única pessoa pode retirar quantos quiser, isso vale tanto para o autoteste quanto para os preservativos”, destacou.
Ela também reforça que, embora o HIV ainda seja um dos principais focos das campanhas de prevenção, o uso do preservativo continua sendo o único método eficaz contra todas as ISTs.
“Vale ressaltar que o HIV é apenas uma das ISTs que podem ser transmitidas e que o preservativo continua sendo a única forma de evitar todas”, afirmou Carolina.
Distribuição e locais de acesso
Os autotestes estão disponíveis nas Unidades de Saúde da Família (USFs), nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Henfil, localizado no Centro de Atenção Especializada em Saúde (Caes) Dr. Ewaldo Borges, na Avenida Siqueira Campos, quadra ACSU-SE 110.
Os preservativos, agora com versões lisa e texturizada, mais finas e resistentes, podem ser retirados em todos os serviços de saúde municipais.
Autoteste oral
Além da versão digital, a Semus também disponibiliza o autoteste de HIV oral, que utiliza amostra de saliva em vez de sangue. Embora o processo demande maior atenção na aplicação, o teste também é simples e acessível, oferecendo mais uma opção de diagnóstico rápido para a população.
Informações: Gabriela Letrari/Secom Palmas

 
						