Palmas amplia prevenção de ISTs com novo autoteste de HIV

A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), passou a disponibilizar novos recursos para a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), incluindo o autoteste de HIV por punção digital e novos modelos de preservativos. As medidas buscam ampliar o acesso à testagem e incentivar o uso de métodos seguros de prevenção na capital.

O autoteste de HIV digital permite que qualquer pessoa retire o kit nas unidades de saúde e realize o exame de forma autônoma, em casa ou em outro ambiente, com resultado em até 15 minutos. O dispositivo é de fácil manuseio e visa garantir mais privacidade e conforto à população.

Prevenção acessível

Anúncio no meio do texto

A coordenadora da área técnica de ISTs da Semus, Carolina Freitas, explica que não há limite de retirada para os autotestes e preservativos.

“Uma única pessoa pode retirar quantos quiser, isso vale tanto para o autoteste quanto para os preservativos”, destacou.

Ela também reforça que, embora o HIV ainda seja um dos principais focos das campanhas de prevenção, o uso do preservativo continua sendo o único método eficaz contra todas as ISTs.

“Vale ressaltar que o HIV é apenas uma das ISTs que podem ser transmitidas e que o preservativo continua sendo a única forma de evitar todas”, afirmou Carolina.

Distribuição e locais de acesso

Os autotestes estão disponíveis nas Unidades de Saúde da Família (USFs), nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Henfil, localizado no Centro de Atenção Especializada em Saúde (Caes) Dr. Ewaldo Borges, na Avenida Siqueira Campos, quadra ACSU-SE 110.

Os preservativos, agora com versões lisa e texturizada, mais finas e resistentes, podem ser retirados em todos os serviços de saúde municipais.

Autoteste oral

Além da versão digital, a Semus também disponibiliza o autoteste de HIV oral, que utiliza amostra de saliva em vez de sangue. Embora o processo demande maior atenção na aplicação, o teste também é simples e acessível, oferecendo mais uma opção de diagnóstico rápido para a população.

Informações: Gabriela Letrari/Secom Palmas

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais