Padre Fábio de Melo será atração cultural no Festejo do Senhor do Bonfim em Natividade no dia 13 de agosto
A programação do Festejo do Senhor do Bonfim em Natividade, no sudeste do Tocantins, contará com o show do padre Fábio de Melo no dia 13 de agosto. O evento integra a agenda da celebração religiosa, reconhecida como a maior do estado, que ocorre entre os dias 6 e 17 de agosto.
O festejo é realizado em diferentes municípios tocantinenses, incluindo Araguacema e Tabocão, e será celebrado pela primeira vez como feriado estadual no dia 15 de agosto, conforme a Lei nº 4.509/2023.
Programação e apoio do Governo
Em Natividade, a programação litúrgica inclui missas, novenas, terços, procissões e a tradicional missa campal no povoado Senhor do Bonfim, no dia 15. A romaria até o povoado, localizado a 23 km do centro do município, também faz parte das atividades previstas.
Segundo o Governo do Tocantins, haverá apoio das secretarias estaduais do Turismo (Setur), Cultura (Secult) e do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas). A Polícia Militar informou que irá reforçar a segurança nas três cidades que realizam o evento, com atuação de aproximadamente 300 policiais.
A Setas vai manter um ponto de apoio aos romeiros no km 12 do percurso, com oferta de água, alimentação, local para descanso e atendimentos de saúde, como aferição de pressão arterial e curativos, das 6h às 16h.
Preservação dos monumentos
Durante o festejo, a Secretaria da Cultura realiza ações de manutenção nos 14 monumentos da Via Sacra da Romaria, entre o centro de Natividade e o povoado Senhor do Bonfim. A intervenção inclui limpeza, pintura e recomposição de reboco. Uma nova etapa, ainda sem data informada, prevê o restauro completo das obras, criadas pelo artista Luiz Olinto.
Araguacema e Tabocão também realizam festejos
Além de Natividade, os municípios de Araguacema e Tabocão promovem celebrações ao Senhor do Bonfim entre os dias 6 e 15 de agosto. Em Araguacema, estão previstas missas e o Terço da Misericórdia. Em Tabocão, ocorre a 46ª edição da Romaria do Senhor do Bonfim e a 15ª edição da ExpoTabocão, com programação religiosa e cultural.
Informações: Guilherme Lima/Governo do Tocantins