Operação Praia Mais Segura garante diversão e tranquilidade aos turistas

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, coronel Peterson Queiroz de Ornelas, acompanhou de perto neste final de semana, as ações das equipes da corporação na Operação Praia Mais Segura. Ornelas esteve em Araguacema, às margens do Rio Araguaia, onde milhares de turistas curtiram a Praia da Gaivota, com shows, muito sol, diversão e  segurança.

O nome Operação Praia Mais Segura já pegou entre os banhistas. A ação é do Governo do Tocantins, que entre as Forças de Segurança tem o CBMTO, com dezenas de bombeiros militares atuando como salva-vidas em todas as regiões do estado. E ainda há o apoio de dezenas de  guarda-vidas civis, treinados pela corporação e que são contratados pelas Prefeituras.   

Todos eles, mais a presença de  turistas conscientes da importância de respeitarem os limites das áreas de banho, locais de embarque e desembarque, bem como não atravessar em locais com correnteza ou saltar de algum ponto elevado, têm contribuído para que os finais de semana sejam de tranquilidade. O índice de ocorrência com intervenção dos bombeiros militares nas praias oficiais no Tocantins tem sido praticamente zero.

Anúncio no meio do texto

“Nós só temos a agradecer a sociedade tocantinense e aqueles que vêm para cá como turistas, que estão aproveitando da melhor forma as praias, trazendo uma condição melhor e utilizando os atrativos de forma segura”, afirmou o coronel Ornelas. “Nossas equipes estão em praticamente todas as praias, já passamos pelo terceiro final de semana, e graças a Deus não tivemos nenhum incidente em que os salva-vidas militares tivessem que agir de forma veemente. Mas todos trabalham o período inteiro, de forma preventiva, orientando”, completou o comandante.

Em Araguacema, no final de semana, houve também a presença da Marinha do Brasil. O vice-almirante José Vicente de Alvarenga Filho, comandante do 7º Distrito Naval, acompanhou as Atividades de Inspeção Naval, por ocasião da Operação Navegue Seguro e Operação Travessia Segura, sendo realizadas simultaneamente ainda em Caseara.

Na avaliação do coronel Ornelas, ao obedecer os limites estabelecidos pelas autoridades, os próprios banhistas é que saem em vantagem. “A gente sabe que as pessoas querem transitar com embarcações e tudo, mas tem limites. Tem o limite da área de banho e tem a área de atracamento de embarcações e a área de trânsito de embarcações. Então as pessoas precisam realmente entender e utilizar de forma correta”, disse.

E é justamente esse conjunto de ações que o Governo do Tocantins executa em benefício dos turistas que têm atraído o casal Gilberto Lau e Márcia Ribeiro. Há 08 anos, os dois saem de Formosa – GO, para curtir o sol de Araguacema. “É muito importante o que a gente vê aqui, o investimento na praia e a segurança pra gente é muito bom e importante”, afirmou Gilberto. “A gente sente orgulho do que está vendo, que cada ano que passa, sempre as coisas melhoram”, completou.

“A segurança é muito boa. Eu acho que o que a gente procura hoje, além do lazer aqui, a receptividade das pessoas foi amor à primeira vista. Isso é muito bom, faz com que a gente procure vir todos os anos”, acrescentou Márcia.

Morador nato de Araguacema, o pequeno empresário Mayk Souza Riboli não perde uma temporada na Praia da Gaivota. Junto com ele sempre estão a esposa Carmina Araújo e as filhas Nicolly e  Emmanuely.

“Eu sei me cuidar bem na água, mas as minhas filhas ainda são pequenas e estão aprendendo, então eu me sinto mais seguro com a presença dos bombeiros e dos salva-vidas. Estão de parabéns, pois isto é muito gratificante”, destacou Mayk.

Ocorrências

Em Araguacema, o CBMTO, pela primeira vez em três finais de semanas, registrou ocorrências na Praia da Gaivota. Foram 02 ataques de arraias. Houve também um atendimento a uma vítima com corte por objeto, além de 01 acidente de trânsito e duas prevenções. 

Ao todo, o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins contou com a atuação de 71 guarda-vidas militares e 49 guarda-vidas civis. No final de semana, 10 ocorrências foram registradas em 16 praias atendidas diretamente. Outras 3033 orientações foram realizadas.

Das 16 praias, cinco tiveram ocorrências, sendo: 02 em Filabeach (Filadélfia), 01 em Araguabeach (Araguanã), 01 Praia da Ponta (Araguatins).

O CBMTO atuou na Praia das Arnos, Praia da Graciosa, Praia do Prata e Praia do Caju (Palmas); Filabeach (Filadélfia), Praia Garimpinho (Araguaína), Araguabaech (Araguanã), Praia da Gaivota (Araguacema), Praia da Tartaruga (Peixe), Praia do Croá (Aliança do Tocantins), Porto Real (Porto Nacional), Praia da Raposa (Tupiratins), Praia da Ponta (Araguatins), Praia do Rio Sono (Pedro Afonso), Rallye das Águas (Itacajá), Luzimangues (Porto Nacional).

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais