Operação Piracema apreende 200 quilos de pescado e 3 mil metros de redes de pesca

Para coibir a pesca ilegal durante a piracema, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), em parceira com o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), a Guarda Metropolitana de Palmas e o Grupamento Aéreo da Polícia Militar do Estado do Tocantins (Graer/PMTO) realizou nesta quarta-feira, 22, uma blitz da Operação Piracema 2023/2024. A ação, que ocorreu na Ponte da Amizade em Palmas, resultou na apreensão de um caminhão transportando cerca de 12 mil metros de carvão de origem vegetal nativa.

O diretor de Proteção e Qualidade Ambiental do Naturatins, coronel Edvan de Jesus Silva, explicou que a operação contou com patrulhamento terrestre, aéreo e aquático. “Tivemos equipes atuando no lago de Palmas, realizando blitz terrestre e também sobrevoando a região com drones e helicóptero”, informou.   

De acordo com o gerente de Fiscalização do Naturatins, Cândido José dos Santos Neto, as ações irão ocorrer em todo o Estado, durante o período da piracema, conforme previsto na Portaria nº 155/2023 Naturatins. “O objetivo é coibir a caça e a pesca predatórias, o transporte ilegal de pescado, além de outros crimes ambientais”, explicou.    

Anúncio no meio do texto

Babaçulândia e Filadélfia

A fiscalização do Naturatins também atuou nos municípios de Babaçulândia e Filadélfia, por meio da equipe do Pólo II do órgão ambiental, sediado em Araguaína. A ação que foi realizada no rio Tocantins e seus afluentes, resultou no recolhimento de 3 mil metros de redes de emalhar de diversos tamanhos, 200 quilos de pescado, uma canoa, um motor rabeta e diversos apetrechos de pesca. Os peixes apreendidos foram doados para a comunidade local e também para o Lar de Idosos Sagrado Coração de Jesus, situado em Araguaína.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais