Operação da Polícia Civil do Tocantins indicia 47 pessoas por golpe do falso advogado

Sete dos indiciados estão presos preventivamente; prejuízo chega a R$ 150 mil

A Polícia Civil do Tocantins concluiu nesta quarta-feira (23) o inquérito da Operação Espada de Themis, que resultou no indiciamento de 47 pessoas por envolvimento em um esquema de fraude eletrônica. O grupo, segundo a investigação, aplicava golpes se passando por advogados na internet. Sete suspeitos foram presos e três ainda estão foragidos.

A operação, coordenada pela Divisão Especializada de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC – Palmas), foi deflagrada em 10 de julho nos estados do Ceará e Alagoas, com o cumprimento de 10 mandados de prisão temporária e nove de busca e apreensão. Após os cumprimentos, a 4ª Vara Criminal de Palmas autorizou a conversão das prisões em preventivas.

Golpe visava clientes de escritórios de advocacia

Anúncio no meio do texto

A investigação teve início no início de 2024, quando 20 vítimas, todas residentes em Palmas, denunciaram terem sido enganadas por criminosos que se apresentavam como advogados em plataformas digitais. Entre os alvos do golpe estavam seis idosos. O prejuízo total estimado é de R$ 150 mil.

Os indiciados responderão pelos crimes de estelionato mediante fraude eletrônica, lavagem de capitais, falsa identidade e organização criminosa.

Polícia reforça atuação

O delegado titular da DRCC, Lucas Brito Santana, avaliou a operação como positiva. “O resultado para a população é o desmantelamento de uma organização criminosa, constituída em torno da modalidade fraudulenta. A atuação da Polícia Civil reforça a confiança na credibilidade do sistema de persecução penal como um todo”, afirmou.

As conclusões do inquérito foram encaminhadas ao Poder Judiciário e serão analisadas pelo Ministério Público do Estado do Tocantins (MPTO).

Informações: João Guilherme Lobasz/Governo do Tocantins

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais