Novo relatório climático do Estado revela diminuição de 79% dos focos de queimadas

Taxa de redução na curva de crescimento é a maior registrada desde o início da divulgação do boletim, em setembro.

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) divulgou, nesta quinta-feira, 3, o 4° Boletim Climático e Riscos de Incêndio, que revela redução significativa na curva de crescimento das queimadas. No período de 26 a 2 de outubro, foram registrados 259 focos de incêndio, uma redução de 79% em relação aos 1.258 focos observados na semana anterior.

Formoso do Araguaia ocupa o topo da lista com 41 focos, seguido por Sandolândia com 28 e Mateiros com 21. Entre as microrregiões do Tocantins, Araguaína se destaca com o menor número de focos, apenas 1,2%, enquanto a microrregião do Rio Formoso apresenta a maior incidência, com 35,9%.

Anúncio no meio do texto

O boletim também prevê temperaturas elevadas e baixa umidade relativa: 27,8ºC com 68% de umidade na região norte, 33,5ºC com 41% na região central e 29,6ºC com 46% na região sul. O monitoramento hídrico mostra uma tendência de queda nos níveis dos rios, o que é comum durante a estiagem. A estação Jatobá, no Rio Palma, registrou um nível de 2,80 metros, evidenciando uma recuperação em relação ao ano anterior, que foi de 2,65 metros.

O Boletim Climático e Riscos de Incêndio é publicado semanalmente pelo Governo do Tocantins e elaborado pelo Centro de Inteligência Geográfica em Gestão do Meio Ambiente (Cigma), com dados do Programa de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O documento oferece informações detalhadas sobre monitoramento climático, focos de queimadas, níveis dos rios nas bacias hidrográficas do estado e a distribuição dos incêndios em áreas públicas, privadas e federais.

Para mais detalhes, consulte o Boletim Climático e Riscos de Incêndio do Tocantins.

https://www.to.gov.br/semarh/noticias/novo-relatorio-climatico-do-governo-do-tocantins-revela-diminuicao-de-79-na-taxa-de-crescimento-dos-focos-de-queimadas-em-comparacao-com-a-semana-anterior/2tw9yc2wujtg

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais