Nova carteira de Identidade Nacional será emitida no Tocantins sem informação sobre sexo

No mês da Visibilidade Transexual, o Governo do Tocantins inicia a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) mais inclusiva, que retirou o campo “sexo” e unificou o campo “nome”, sem distinção entre o nome social e o nome de registro civil.

De forma gratuita, a nova Carteira começou a ser emitida no Tocantins, dia 12 de janeiro pelo Instituto de Identificação da Secretaria de Segurança Pública (SSP/TO) e marca um novo tempo na garantia de direitos humanos em todo Brasil, sobretudo dos homens e mulheres transexuais, como reforça o diretor de Diversidade e Inclusão Social da Seciju, Wemerson Lima.

“É uma honra fazer parte da história que está sendo reescrita de forma mais inclusiva. O nosso papel é garantir direitos fundamentais e acompanhamos todo o processo e hoje, poder viver esse momento histórico no mês da visibilidade transexual, é muito importante para dar notoriedade às mulheres e aos homens transexuais”, enfatiza o diretor e reforça o convite às pessoas transexuais.

Anúncio no meio do texto

Mais inclusão

O novo documento atende a um pedido do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania fortalecendo a garantia de direitos da comunidade LGBTI+ e pode ser feito no Instituto de Identificação pelo site da SSP (https://iito.ssp.to.gov.br/servicos), apresentando a certidão de nascimento ou de casamento.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais