No dia do Cerrado, ações serão realizadas no Jalapão

Para celebrar o Dia do Cerrado, bioma presente em mais de 87% do território tocantinense, o Governo do Tocantins, por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) realiza nesta segunda-feira, 11, e na terça-feira, 12, no município de Mateiros, palestras e exposição de animais taxidermizados.

Organizada pela Área de Proteção Ambiental (APA) Jalapão e o Parque Estadual do Jalapão (PEJ), a programação alusiva à data, que é comemorada no dia 11 de setembro, conta com apoio da Prefeitura de Mateiros; Secretaria de Estado da Educação (Escola Estadual Estefânio Teles das Chagas), Associação Comunitária dos Artesãos e Pequenos Produtores de Mateiros (ACAPPM), Projeto Varandas do Jalapão e Rádio Dunas FM.

As atividades programadas serão desenvolvidas pelas equipes do Centro de Fauna do Tocantins (Cefau) e da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Na segunda-feira, 11, o evento ocorrerá no Centro de Capacitação e Educação Ambiental (CCEA), das 8 às 17 horas. Na terça, dia 12, a mesma programação será levada para o povoado Mumbuca. 

Anúncio no meio do texto

A taxidermia é uma arte de montar/empalhar animais para estudos científicos ou exibições, utilizando diversas técnicas de preservação, buscando atingir o maior grau de fidelidade possível. 

Sobre o Cerrado

Considerado o segundo maior bioma da América do Sul, o Cerrado é abundante em biodiversidade com a maior parte da sua vegetação semelhante à savana, com árvores baixas, esparsas, troncos retorcidos, folhas grossas e raízes longas. Em relação aos recursos hídricos, o bioma Cerrado possui uma importância estratégica. É no Cerrado que nascem os rios que formam seis das principais regiões de hidrográficas brasileiras: Parnaíba, Paraná, Paraguai, Tocantins-Araguaia, São Francisco e Amazônica, e isso proporciona diversos atrativos turísticos na região, influenciando na economia de vários municípios.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais