Naturatins reforça atuação para o enfrentamento aos incêndios florestais no Cantão

Equipes são mobilizadas para atuação ágil e eficiente contra focos de calor na região.

Com o avanço do período de estiagem, equipes do Parque Estadual do Cantão (PEC), da Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha do Bananal/Cantão e do projeto Restaura Cantão iniciaram uma força-tarefa para o combate a incêndios florestais. A ação envolve planejamento estratégico, reforço de brigadas e implantação de bases operacionais em pontos críticos da região.

A preparação foi definida em reunião realizada na terça-feira (5), com foco na organização de ações integradas. Entre as medidas, estão o cronograma de plantões para brigadistas, implantação de novas bases de apoio e o planejamento das atividades do Manejo Integrado do Fogo (MIF).

Bases operacionais e monitoramento

Anúncio no meio do texto

Nesta semana, brigadistas atuam a partir de bases instaladas nos Projetos de Assentamento (PAs) Macaúba, em Pium, e Manchete, em Marianópolis. Uma equipe adicional do Parque Estadual do Cantão está de prontidão para deslocamento conforme a demanda. Novas bases devem ser implantadas na próxima semana, com objetivo de aumentar a capacidade de resposta às ocorrências.

Além disso, as equipes estão realizando monitoramento contínuo de focos de calor e executando aceiros mecanizados em áreas com alta carga de material combustível.

Alerta à população

A força-tarefa também intensificou a comunicação com moradores da região, reforçando a proibição de queimas controladas e alertando sobre os riscos de incêndios durante o período seco. O objetivo é reduzir os focos de fogo e os impactos ambientais decorrentes das queimadas.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais