Naturatins reforça atuação para o enfrentamento aos incêndios florestais no Cantão
Equipes são mobilizadas para atuação ágil e eficiente contra focos de calor na região.
Com o avanço do período de estiagem, equipes do Parque Estadual do Cantão (PEC), da Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha do Bananal/Cantão e do projeto Restaura Cantão iniciaram uma força-tarefa para o combate a incêndios florestais. A ação envolve planejamento estratégico, reforço de brigadas e implantação de bases operacionais em pontos críticos da região.
A preparação foi definida em reunião realizada na terça-feira (5), com foco na organização de ações integradas. Entre as medidas, estão o cronograma de plantões para brigadistas, implantação de novas bases de apoio e o planejamento das atividades do Manejo Integrado do Fogo (MIF).
Bases operacionais e monitoramento
Nesta semana, brigadistas atuam a partir de bases instaladas nos Projetos de Assentamento (PAs) Macaúba, em Pium, e Manchete, em Marianópolis. Uma equipe adicional do Parque Estadual do Cantão está de prontidão para deslocamento conforme a demanda. Novas bases devem ser implantadas na próxima semana, com objetivo de aumentar a capacidade de resposta às ocorrências.
Além disso, as equipes estão realizando monitoramento contínuo de focos de calor e executando aceiros mecanizados em áreas com alta carga de material combustível.
Alerta à população
A força-tarefa também intensificou a comunicação com moradores da região, reforçando a proibição de queimas controladas e alertando sobre os riscos de incêndios durante o período seco. O objetivo é reduzir os focos de fogo e os impactos ambientais decorrentes das queimadas.