Naturatins leva Projeto Peixe + para cerca de 400 estudantes tocantinenses

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio do Projeto Peixe +, levou conscientização ambiental para cerca de 400 estudantes nos municípios de Bom Jesus do Tocantins, Palmas, Brejinho de Nazaré e Lajeado. A iniciativa, que tem como foco sensibilizar comunidades escolares próximas aos rios Tocantins e Araguaia quanto à importância da Piracema, ocorreu entre os dias 4 e 7, e segue até o dia 28 deste mês, quando se encerra a vigência da Portaria nº 215/2024, que regulamenta o período de defeso. 

Nesta sexta-feira, 7, as atividades foram realizadas na Escola Municipal Sebastião de Sales Monteiro, no município de Lajeado, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do município. Durante a ação, os alunos puderam aprender sobre os impactos da pesca predatória no período da Piracema e a necessidade de preservar os ecossistemas aquáticos.

A fiscal ambiental do Naturatins, Vangela Azevedo dos Santos, destacou o resultado positivo da primeira semana do projeto após a retomada das atividades. Com cerca de 400 alunos alcançados em poucos dias, a iniciativa já demonstra um impacto significativo na conscientização sobre a preservação dos rios e da fauna aquática. “Tem sido gratificante ver o interesse dos alunos e professores nesse tema tão importante. Eles demonstram curiosidade e entendimento sobre a necessidade de respeitar o período da Piracema. Esse envolvimento fortalece nossas ações de conscientização ambiental e ajuda na preservação dos nossos rios e peixes”, ressaltou.

Anúncio no meio do texto

A fiscal destacou que “o número expressivo de participantes reflete a importância do projeto e o compromisso das escolas em promover o conhecimento sobre a conservação ambiental, formando uma nova geração mais consciente e engajada na proteção dos recursos naturais.” 

Em Brejinho de Nazaré, a ação contou com a parceria da Secretaria de Meio Ambiente do município. O secretário Juliano Souza enfatizou a relevância da iniciativa. “Projetos como esse são fundamentais para formar uma nova geração mais consciente e responsável com o meio ambiente. A Piracema é um período fundamental para o equilíbrio da vida aquática, e a parceria entre os órgãos ambientais e as escolas fortalece essa mensagem”, afirmou.

A diretora da Escola Municipal Sebastião de Sales Monteiro, em Lajeado, Núbia Santos, também destacou a importância da parceria entre o Naturatins e as instituições de ensino. “Foi um prazer receber essa ação, que promove a integração entre as escolas e os órgãos públicos, principalmente os de meio ambiente. Em Lajeado, estamos em uma Área de Proteção Ambiental, o que torna ainda mais essencial educar nossas crianças sobre a preservação do meio ambiente. Precisamos conscientizá-las sobre a importância de respeitar as normas e os benefícios que isso traz para nossa cidade. Estamos de portas abertas para continuar esse processo de aprendizado e sensibilização”, frisou.

Entre os estudantes, a empolgação era visível. Curioso e atento a cada explicação, Antônio Miguel, de 9 anos, aluno do 4º ano do ensino fundamental, da Escola Municipal Sebastião de Sales Monteiro, compartilhou o que aprendeu durante a atividade, mostrando que desde cedo as crianças podem se tornar multiplicadoras da conscientização ambiental, levando para suas famílias e comunidades o conhecimento sobre a importância de cumprir as normas ambientais. “Aprendi muitas coisas, como a importância de respeitar o período da Piracema. Também descobri que, para pescar, é necessário ter a carteirinha de pesca. Quando chegar em casa, vou contar para os meus pais que eles precisam tirar essa carteira e que respeitar as regras da Piracema é muito importante para que os peixes não desapareçam dos nossos rios”, afirmou. 

Escolas beneficiadas

A segunda fase do projeto teve início na terça-feira, 4, em Bom Jesus do Tocantins, na Escola Estadual Alfredo Nasser. No dia seguinte, a equipe do Naturatins realizou as atividades na Escola Municipal Thiago Barbosa, em Palmas. Já na quinta-feira, 6, a ação foi promovida no Colégio Estadual Padrão, em Brejinho de Nazaré.

Próximas etapas

As atividades do Projeto Peixe + seguem até o dia 28 de fevereiro, com novas ações educativas em diversas escolas do Tocantins. Na segunda-feira, 10, a ação será realizada em Miracema, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Brigadeiro Lísias Rodrigues. Na terça-feira, 11, será a vez das escolas Municipal Firmina Pereira dos Santos e Estadual Ana Souza Paiva, em Ipueiras. Na quarta-feira, 12, as atividades acontecem na Escola Municipal Professora Generosa Pinto, em Porto Nacional. Já na quinta-feira, 13, o projeto chega a Luzimangues, na Escola Municipal Jacinto Bispo Arantes. Para fechar a semana, na sexta-feira, 14, a iniciativa será realizada na Escola Antônio Benvindo da Luz, em Tocantínia. 

Nas próximas semanas a equipe estará em municípios como Palmeirópolis, Paranã, Peixe, Lagoa da Confusão, Caseara, Formoso do Araguaia e Araguacema.

“A expectativa é de que, ao longo do mês, centenas de outros estudantes sejam impactados pelo projeto, fortalecendo o compromisso com a preservação da fauna aquática e com a sustentabilidade dos recursos naturais”, concluiu a fiscal Vangela Azevedo dos Santos.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais