Mutirão realiza mais de 50 cirurgias urológicas e ortopédicas no Tocantins

Entre os dias 1º e 6 de julho, os hospitais regionais de Augustinópolis (HRAug) e Araguaína (HRA) realizaram mutirões de cirurgias que beneficiaram 53 pacientes da macrorregião norte do Tocantins. A ação foi promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) como parte da estratégia de descentralização e aceleração dos atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Foram realizados procedimentos urológicos de 4 a 6 de julho nas duas unidades, com uso de técnicas minimamente invasivas por vídeo, o que, segundo a SES, reduz o desconforto e acelera a recuperação dos pacientes.

A diretora-geral do HRA, Cristiane Uchôa, afirmou que a colaboração entre as unidades “demonstra nosso compromisso em oferecer acesso a tratamentos modernos e eficazes”. Já a diretora-geral do HRAug, Vilma Jovino, destacou que todos os pacientes estão em recuperação e que a unidade trabalha em busca de novas parcerias para ações semelhantes.

Anúncio no meio do texto

Morador de Xambioá, Miguel Arcanjo Alves de Araújo foi um dos beneficiados com o mutirão urológico. “Esperei nove meses para realizar minha cirurgia e graças a Deus ela ocorreu. Fui muito bem atendido com uma equipe prestativa e estou feliz em poder me recuperar”, relatou.

Além das cirurgias urológicas, o Hospital Regional de Araguaína realizou entre os dias 1º e 4 de julho um mutirão ortopédico com 23 cirurgias, todas de pacientes em situação de urgência. Os procedimentos ocorreram no período noturno para ampliar a capacidade de atendimento. “Nosso compromisso é garantir que todos tenham acesso a tratamentos de qualidade”, disse a diretora Cristiane Uchôa.

De acordo com a SES-TO, desde outubro de 2021 o Governo do Tocantins realizou mais de 55 mil cirurgias eletivas. Destas, cerca de 8 mil ocorreram apenas em 2025, em unidades estaduais, municipais conveniadas e hospitais da rede privada contratada.

Informações: Governo do Tocantins

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais