Mutirão ‘Mais Saúde’ garante cerca de 1800 atendimentos no Taquari

O dia ‘D’ do projeto ‘Mais Saúde’ teve grande adesão dos moradores do setor Jardim Taquari neste sábado, 17. Foram garantidos cerca de 1800 atendimentos em diversas áreas de prevenção, promoção e atenção à saúde ofertadas pelo mutirão de profissionais da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) e Fundação Escola de Saúde Pública (Fesp). A ação aconteceu na Escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros e contou ainda com a parceria do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (Itpac) e da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Atendimentos médicos, vacinação, solicitação e avaliação multiprofissional para procedimentos de vasectomia, laqueadura e inserção do dispositivo intrauterino (DIU), testagem rápida de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), avaliação e orientação da saúde bucal e avaliação fisioterápica e práticas integrativas complementares como auriculoterapia e ventosa foram os serviços mais procurados pela comunidade.

Segundo a superintendente da Atenção Primária e Vigilância Sanitária da Semus, Gilian Cristina Barbosa, a ação conseguiu atender o principal objetivo de ampliar o acesso da população aos serviços de saúde ofertados na própria Unidade de Saúde da Família (USF), de forma descentralizada e integrada.

“Nós daremos continuidade do mutirão ‘Mais Saúde’ em outros setores e regiões da cidade, aproximando ainda mais os serviços de saúde à comunidade”, completa.

O dia ‘D’ também foi marcado com triagem em saúde mental, atualização do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), aferição de pressão arterial, teste de glicemia, prescrição de medicamentos, vacinação antirrábica animal, avaliação física e orientação funcional e ainda avaliação para detecção da hanseníase.

Moradores também receberam serviços de educação em saúde, com orientação sobre o uso de preservativos e distribuição do material, ação sobre cuidados no trânsito, ação de combate ao fumo, orientação sobre o programa Bolsa Família e ainda apresentação da rede de proteção do Núcleo de Prevenção das Violências, Promoção da Saúde e Cultura de Paz (Nupav).

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais