Multa para quem for flagrado praticando manobras perigosas chega a quase R$ 3 mil

O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) informa aos condutores e proprietários veiculares que utilizar os veículos para demonstrar ou exibir manobras perigosas, como empinar motos, transitar em marcha à ré, fazer cavalo de pau, entre outras, nas vias públicas é infração de trânsito de natureza gravíssima.

A prática representa risco não só à segurança do condutor, como também de todos os usuários das vias, uma vez que aumenta a possibilidade da perda de controle do veículo, podendo assim resultar em sinistros de trânsito.

Conforme o art. 175 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o condutor que cometer este tipo de infração e for identificado será autuado com sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), multa no valor de R$ 2.934,70, suspensão do direito de dirigir e remoção do veículo.

Anúncio no meio do texto

Custos Financeiros

Realizar manobras perigosas pode ocasionar danos nos veículos, exigindo reparos de alto custo, ou a perda total dele, tendo que substituí-lo. 

Além disso, a prática pode causar danos à infraestrutura das ruas, avenidas e estradas, como marcas de derrapagem, buracos, desgaste prematuro do pavimento, bem como danos à sinalização, postes e construções próximas às vias. Tudo isso acarreta ao poder público gastos com a manutenção e reparos desses danos, representando custos substanciais. 

Suspensão do direito de dirigir 

O condutor infrator que for flagrado será penalizado com de dois a oito meses, de acordo com o inciso II, do art. 261 do CTB, e no caso daqueles com reincidência no período de 12 meses, a penalidade é de oito e 18 meses. 

O Detran/TO informa a todos que, caso flagrem condutores utilizando veículos para a realização de manobras perigosas, podem anotar a placa do veículo e ligar no 190 para registrar a ocorrência e também para que os órgãos competentes possam tomar medidas cabíveis. 

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais