MPTO lança projeto para identificar necessidades das comunidades quilombolas no Tocantins

O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – Escola Superior do Ministério Público (Cesaf-ESMP), lançou o projeto Luzeiro com o objetivo de identificar as demandas dos povos e comunidades tradicionais, bem como mobilizar as instituições responsáveis pelo desenvolvimento de políticas públicas. O projeto tem como foco a realização de um diagnóstico participativo para compreender as necessidades das comunidades quilombolas no estado.

A apresentação do projeto ocorreu nesta terça-feira, dia 16, na Promotoria de Justiça de Arraias e contou com a presença de representantes da comunidade quilombola Kalunga do Mimoso, integrantes do MPTO, gestores públicos, pesquisadores e o Judiciário local.

“O projeto Luzeiro irá colaborar com o trabalho do MInistério Público na garantia dos direitos da comunidade quilombola Kalunga do Mimoso. Temos dedicado especial atenção a essa população e com o diagnóstico saberemos exatamente onde atuar”, afirmou o  promotor de Justiça de Arraiais, João Neumann Marinho da Nóbrega.

Comunidade Quilombola Kalunga do Mimoso

A comunidade quilombola Kalunga do Mimoso é oficialmente reconhecida pelo Governo brasileiro, fica localizada nos Municípios de Arraias e Paranã, é composta por 250 pessoas e enfrenta diversos desafios relacionados à preservação e valorização de sua cultura e aos direitos essenciais. Com o projeto Luzeiro, espera-se conhecer melhor as necessidades dessa comunidade e contribuir para a elaboração de políticas mais efetivas em seu benefício.

O representante da comunidade quilombola Kalunga do Mimoso, Delcivanio Maria da Silva, afirmou que todos estão animados em participar do projeto e colaborar com o diagnóstico. “Nossa comunidade precisa de muitas contribuições, especificamente na área da educação. Espero que o trabalho  seja produtivo e estamos prontos para acolher o projeto e, juntos, resolver muitos dos nossos problemas”, destacou.

Projeto Luzeiro

Na apresentação do Projeto Luzeiro, a diretora do Cesaf-ESMP, procuradora de Justiça Vera Nilva Álvares Rocha Lira, falou que a existência e a preservação das comunidades quilombolas contribuem para a valorização da diversidade étnica e cultural do nosso estado. 

“O Projeto Luzeiro é uma atuação articulada do MPTO para a participação social, desenvolvimento integral e garantia dos direitos fundamentais das Comunidades Quilombolas, com o objetivo de sanar problemas específicos desses grupos, por meio do poder público. Além de zelar pelo respeito à territorialidade, à autonomia e às especificidades socioculturais”, explicou a diretora do Cesaf-ESMP.

O projeto também contou com a exposição da coordenadora pedagógica do Cesaf-ESMP, Cleivane Peres dos Reis, e da coordenadora de extensão do órgão, Seila Pugas. 

Etapas do projeto

O projeto será desenvolvido em sete etapas, dentre as quais está incluída a elaboração de um Plano de Desenvolvimento Integral entre as instituições e a comunidade.

Participações


Também participaram da apresentação do projeto o juiz de direito Márcio Ricardo Machado; representantes de órgãos estaduais e municipais e da Universidade Federal do Tocantins (UFT); além de integrantes do MPTO.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais