MPTO cobra antecipação de cronograma do concurso da Saúde do estado

O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio da 27ª Promotoria de Justiça da Capital, expediu, no último 23 de junho, uma recomendação administrativa à Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) e à Secretaria de Estado da Administração solicitando a revisão do cronograma do concurso público da área da saúde. O objetivo é assegurar que a nomeação dos candidatos aprovados ocorra antes do período de restrições previsto pela legislação eleitoral, o qual poderia inviabilizar contratações durante o segundo semestre do próximo ano.

De acordo com o MPTO, o cronograma apresentado pela SES-TO prevê a homologação do certame apenas em 29 de setembro de 2026, às vésperas das eleições gerais, o que impediria a nomeação de servidores em razão das vedações estabelecidas pela Lei nº 9.504/97.

A medida ministerial foi motivada, entre outros fatores, pela grave deficiência de profissionais de enfermagem nas unidades hospitalares estaduais, situação denunciada pelo Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (Coren-TO). O déficit compromete a qualidade e a segurança da assistência prestada à população e reforça a necessidade de provimento urgente dos cargos por meio de concurso público.

Anúncio no meio do texto

A recomendação também leva em conta a recente ampliação do número de cargos na saúde estadual, decorrente da alteração no Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), aprovada pela Lei Estadual nº 4.652/2025. Com isso, torna-se ainda mais urgente a convocação de servidores efetivos, a fim de reduzir a dependência de contratos temporários e precários.

O MPTO orienta que o novo cronograma seja reestruturado com celeridade, de forma a antecipar as etapas finais do concurso e possibilitar as nomeações o mais rápido possível.

Foi fixado o prazo de 20 dias para que a SES-TO informe o acatamento da recomendação e encaminhe um novo cronograma com as adequações solicitadas.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais