MP recomenda nomeação de novos PMs e realização de novo concurso

O Ministério Público do Estado do Tocantins, por meio do Grupo de Atuação Especializada em Segurança Pública (Gaesp), expediu nesta segunda-feira, 15, recomendação administrativa a fim de que o Estado do Tocantins promova ações para suprir o deficit de 5.575 policiais militares no Tocantins, visando atender à população de forma mais efetiva.

Dentre as medidas, o Gaesp orienta que, no prazo de 45 dias , haja convocação e nomeação de mais 128 candidatos aprovados no concurso público para provimento de vagas do Quadro de Praças Policiais Militares e que, no prazo de três meses, seja publicado edital de novo concurso, com oferta mínima de 1.575 vagas.

O órgão ministerial ainda sugere a reativação de todos os destacamentos inativos da Polícia Militar, bem como a realização de todos os remanejamentos necessários para garantir a atividade de patrulhamento ostensivo no Estado do Tocantins.

A recomendação foi fundamentada nas informações colhidas no bojo de um procedimento administrativo, o qual identificou que, nos últimos cinco anos, houve 964 baixas na PM e a desativação de 80 destacamentos, dos quais 70 foram reativados, porém com desfalques de efetivo.

Assinam a recomendação os promotores de Justiça João Edson de Souza, Rafael Pinto Alamy e Saulo Vinhal da Costa, integrantes do Gaesp.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais