Mais de 800 estudantes atletas participam do JETs 2023 em Paraíso do Tocantins

O talento esportivo dos estudantes das escolas pertencentes à Diretoria Regional de Educação (DRE) de Paraíso do Tocantins está em destaque nesta semana. Mais de 800 alunos atletas de 34 unidades de ensino participam da etapa regional de Paraíso da 32ª edição dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets), nas categorias de 12 a 14 e de 15 a 17 anos.

As delegações foram apresentadas durante solenidade de abertura na Escola Estadual de Tempo Integral Professora Rita Andrade Santos, na noite desta segunda-feira, 15. A vibração e a alegria dos estudantes contagiaram o público, com apresentações artísticas e culturais. 

Apresentação das equipes escolares durante solenidade de abertura na regional de Paraíso do Tocantins. Foto: Mari Rios

Mais de 80 estudantes indígenas participam dos jogos em Paraíso. Tekuare Karajá, da Escola Estadual Indígena Kumanã, de Lagoa da Confusão, junto com a equipe de futsal, apresentou cores, traços e adereços do seu povo, com canto e dança. “É muito importante esse momento de integração. Quero representar bem a minha comunidade e ser campeão”, ressaltou. 

O secretário executivo da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Edinho Fernandes, destacou a importância do desporto escolar para o fortalecimento da educação e deixou uma mensagem aos estudantes.

“O esporte é uma ferramenta essencial na formação dos jovens. Desejo muito sucesso aos estudantes, que eles possam competir com muita alegria e empenho nessa que é a maior competição escolar do Tocantins. Que os Jets sejam uma vitrine para revelar grandes campeões para representar o Estado em competições nacionais e internacionais”, frisou.

“Os Jets vão muito além do esporte. É um momento de socialização e de engajamento dos estudantes. Eles vivem a expectativa dos Jets nas escolas. Para muitos, ser campeão e ter a oportunidade de viajar para fora do Estado é a realização de um sonho”, ressaltou o professor de Educação Física da Escola Estadual de Lagoa da Confusão, Washington Júnior. 

Competições 

As disputas em Paraíso começam na manhã de terça-feira, 16, com as modalidades individuais: tênis de mesa, xadrez e salto em distância, na Escola Estadual Professora Rita Andrade, e as demais provas de atletismo no campo de futebol Antônio Damião, no Setor Pouso Alegre. Os esportes coletivos seguem até sexta-feira, 19. 

“Unir esporte e pedagógico resulta em sucesso na educação, pois fortalece a aprendizagem dos estudantes”, afirmou o diretor regional de Paraíso, Neivon Bezerra.

Etapa Estadual

Os vencedores das regionais são classificados para a etapa estadual, que será realizada em Araguaína, no período de 20 a 30 de junho, quando serão definidos os campeões que irão representar o Tocantins nas competições nacionais.

Professor de Educação Física da Escola Estadual de Lagoa da Confusão, Washington Júnior (ao centro) está confiante na equipe. Foto: Mari Rios
Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais