Mesmo após chuva, alertas de calor e baixa umidade do ar estão em vigor em todo o Tocantins

Após dias de calor intenso e sensação térmica de deserto, o tocantinense foi surpreendido nesta quarta-feira, 23, com chuva. Mesmo que pontual, várias quadras de Palmas registraram chuvas. A intensidade variou de acordo com a região.

“Eu gosto de usar um aplicativo para dormir que tem o som de chuva, ele fica programado por algumas horas para desligar quando eu pego no sono. Quando acordei achei que o aplicativo estava ligado, mas fiquei bem surpresa quando vi que era chuva de verdade”, disse a corretora de imóveis Ana Lúcia Regina.

Anúncio no meio do texto

Longe da capital, outras cidades também tiverem um “refresco” nesta quarta-feira. Choveu em Araguaína, Muricilândia, Colinas, entre outros. A chuva em Araguaína foi mais forte. Pela cidade foram registrados pontos de alagamento.

Apesar das temperaturas mais amenas, a situação continua crítica de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O órgão emitiu alertas que cobrem todo o estado do Tocantins. Um deles é sobre o perigo de uma onda de calor. O segundo é sobre a baixa umidade do ar.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) o mínimo recomendado da umidade do ar é 30%. De acordo com o Inmet, o percentual para os próximos dias no estado vai variar entre 20 e 30%.

“É mais do que importante cuidar da saúde nesse momento. Quem está desenvolvendo atividades ao ar livre precisa se hidratar, o tempo todo. Líquidos como água, chás, sucos, frutos são bem-vindos. É importante ressaltar que a quantidade ideal varia de pessoa para pessoa. É recomendado que o ser humano faça a ingestão de 35 ml por cada quilo. Se uma pessoa pesa 50 quilos, ela deve tomar todos os dias 1 litro e 700 ml de água”, afirma o médico da família Leonardo Oliveira François.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais