Leitura gratuita e perto de casa; veja onde ficam as bibliotecas públicas de Palmas

Mesmo durante o período de férias, Palmas conta com bibliotecas públicas em funcionamento, oferecendo acesso gratuito à leitura, estudos e atividades culturais em diferentes regiões da cidade. Os espaços são mantidos pela Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Cultural de Palmas (FCP), e atendem crianças, jovens e adultos.

Atualmente, a Capital dispõe de bibliotecas no CEU das Artes (Pracinha da Cultura), no setor Morada do Sol, em Taquaralto, e na Casa da Cultura Professora Maria dos Reis, localizada na Praça Joaquim Maracaípe, em Taquaruçu. Além desses espaços, a principal unidade do município é a Biblioteca Municipal Jornalista Jaime Câmara, que funciona no Núcleo Integrado de Leitura e Artes (Nila), dentro do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho.

Biblioteca Municipal funciona em horário estendido

Anúncio no meio do texto

A Biblioteca Municipal Jornalista Jaime Câmara está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, inclusive neste período de férias. O atendimento ocorre no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, e o telefone para informações é (63) 3212-7309.

O espaço conta com sala virtual equipada com oito computadores com acesso à internet para pesquisas e leituras on-line, sala de estudos, cinemateca e setores organizados com o acervo físico disponível para empréstimo.

Empréstimo de livros é gratuito

Para utilizar os serviços e realizar empréstimos, o cidadão precisa fazer um cadastro simples na recepção, apresentando documento oficial com foto e comprovante de residência. Cada usuário pode retirar até duas obras por vez, pelo período de até 15 dias.

Acervo passa por reorganização

Segundo a Fundação Cultural de Palmas, a atual gestão assumiu a administração da Biblioteca Municipal sem acesso ao último levantamento oficial do acervo. Por isso, está em andamento um plano de implantação de uma plataforma digital e capacitação técnica dos servidores para a atualização da catalogação e quantificação das obras físicas.

A FCP também informou que busca ampliar o acervo por meio de novas aquisições, parcerias institucionais e doações. As contribuições podem ser direcionadas a qualquer núcleo de cultura do município.

Incentivo à leitura

Além do funcionamento regular das bibliotecas, a Fundação Cultural desenvolve ações permanentes de incentivo à leitura. Entre elas está o projeto Roda Literária, que já chegou à 51ª edição e promove a valorização da produção autoral e o hábito da leitura.

A FCP também apoia lançamentos de livros de autores tocantinenses e esteve à frente da realização, em 2025, das primeiras edições da Feira Literária Feminina de Palmas (Flifem) e do Festival da Literatura Independente do Tocantins (Flito), ampliando o acesso da população à produção literária local.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais