Laurez Moreira reforça valores cívicos e desenvolvimento do Tocantins
O governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira, acompanhado da esposa, a desembargadora Ângela Maria Prudente, participou no domingo (7) do Desfile Cívico-Militar de Independência, realizado na ala sul da Praça dos Girassóis, em Palmas. O evento reuniu mais de 10 mil pessoas, incluindo estudantes, militares, autoridades e moradores da capital.
Durante o ato, Laurez destacou a importância da data para refletir sobre a história e o futuro do país.
“Estamos comemorando 203 anos de independência, o que nos torna uma nação muito jovem. Temos muito a aprender com países mais experientes, mas acredito muito no povo brasileiro e no povo tocantinense. É possível construir uma sociedade sólida e moderna. Meu objetivo é que o Tocantins seja uma referência para o Brasil”, afirmou.
Desfile e homenagens
Antes da apresentação das escolas e instituições, Laurez fez a revista às tropas em carro aberto, acompanhado por representantes da Marinha, Exército, Aeronáutica e Polícia Militar.
Com o tema “Educação que transforma o Brasil”, escolas estaduais apresentaram os oito eixos do Programa de Fortalecimento da Educação (Profe), abordando inclusão, aprendizagem, tecnologia, desporto e cultura, formação de professores e melhoria da infraestrutura escolar.
Para a secretária interina da Educação, Markes Cristina Oliveira dos Santos, o desfile simboliza a consolidação do trabalho feito nas escolas.
“O Desfile Cívico-Militar de 7 de setembro é a consolidação de tudo que vem sendo realizado ao longo do ano. Essa data simboliza a autonomia e a liberdade de um povo”, afirmou.
O diretor da Escola Professora Elizângela Glória Cardoso, José Antônio Aguiar Gama, destacou a relevância da participação:
“Essa data é de extrema importância para levar nossos estudantes à avenida e despertar o espírito de civismo, autoestima e participação social na comunidade”.
Já os alunos ressaltaram o esforço e o aprendizado envolvidos.
“Esse desfile é muito importante para o nosso estado. Ver todas as escolas juntas mostra como valorizamos o 7 de setembro”, disse a estudante Ana Julya Rocha.
“É muito legal, porque aprendemos, nos divertimos e aproveitamos bastante. Ensaiamos todos os dias para que tudo ficasse bem organizado”, completou Weslainy Vieira.
Forças de segurança
Além das escolas, a programação contou com a participação da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal, PRF, Guarda Metropolitana de Palmas e SSP/TO, que desfilaram com viaturas e equipamentos modernos, reforçando o compromisso das instituições com a segurança e a cidadania.