Laurez anuncia novos secretários em meio a expectativa sobre critérios políticos e administrativos

O governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira, oficializou nesta terça-feira, 9, novos nomes para compor o primeiro escalão de sua gestão. As nomeações foram publicadas no Diário Oficial do Estado e envolvem áreas estratégicas como Fazenda, Educação, Segurança Pública, Previdência e Meio Ambiente.

Entre os escolhidos estão Jairo Soares Mariano, nomeado secretário da Fazenda; Hércules Jackson Moreira Santos, secretário da Educação; Bruno Sousa Azevedo, secretário da Segurança Pública; e Bárbara Jesuína Mendes Gomes, presidente do Instituto de Gestão Previdenciária do Tocantins (Igeprev). Também foi nomeada Ludimila Rodrigues dos Santos Galvão para o cargo de secretária executiva da Comunicação.

Além disso, o Diário Oficial traz a designação do secretário da Saúde, Vânio Rodrigues de Souza, como gestor do Fundo Estadual da Saúde (FES) e a nomeação de Cledson da Rocha Lima para a presidência do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

Anúncio no meio do texto

Critérios e articulação política

As escolhas ocorrem após dias de reuniões de Laurez com aliados e integrantes de sua cúpula desde a última sexta-feira. O governador em exercício tem no senador Irajá um de seus principais apoiadores, mas busca ampliar as alianças com outros setores políticos. As nomeações são acompanhadas de perto tanto por servidores das secretarias, que aguardam definições, quanto por lideranças políticas que observam os critérios adotados para a formação da nova equipe.

Nomeações anteriores

Desde que assumiu o governo, Laurez já havia anunciado outros integrantes do primeiro escalão:

* Vânio Rodrigues de Souza (Saúde)
* Antônio Trabulsi Sobrinho (Ageto)
* Herbert Brito Barros (Itertins)
* Romildo Santos Barbosa (Detran/TO)
* Luiza Rocha Pinheiro (Comunicação)
* Ailton Parente Araújo (Gabinete do Governador)
* Coronel Vitor Teles (Casa Militar)
* César Hanna Halum (Agricultura e Pecuária)
* Josué Pereira de Amorim (Procuradoria-Geral do Estado)

As mudanças fazem parte da reestruturação iniciada após o afastamento do governador Wanderlei Barbosa pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), no âmbito da Operação Fames-19.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais