Laudecy Coimbra cobra ações para diminuição da violência na Capital
Em face aos problemas de violência vividos atualmente na cidade de Palmas, a vereadora Laudecy Coimbra subiu à tribuna nesta quarta, 17, e abordou entre vários assuntos o quesito segurança pública da Capital. Ela lembrou que segurança é responsabilidade do governo do Estado, mas questionou a postura da Prefeitura de Palmas que deveria contribuir com ações que proporcionem uma vida mais segura e tranquila para o palmense.
Conforme Laudecy, somente esse ano foram registrados 65 casos de mortes de jovens com idade entre 15 e 25 anos. “Eu tive a curiosidade de buscar na Fundação da Juventude quais as ações que estão sendo desenvolvidas pelo município para evitar que o jovem, que o adolescente sejam recrutados pelo crime organizado, o que o poder público tem oferecido para esse jovem para que ele não seja seduzido pelo crime organizado. E eu vi que aqui no plano de governo, papel aceita tudo, tinha muitos projetos lindos pra juventude. Aí eu fui procurar na Fundação da Juventude quais as ações que estão sendo desenvolvidas e também no plano deles lá tem várias ações pra serem desenvolvidas e vou citar aqui algumas: o cartão do jovem já foi feita a seleção, tem o jovem bilíngue, cursos preparatórios pra concurso público, vem Enem. Aí eu liguei lá pra saber, pra uma pessoa fazer a inscrição, ‘não nós estamos planejando provavelmente até o meio do ano comece as inscrições’. É só planejamento”, observou a Parlamentar.
Segundo Laudecy, em sua pesquisa, ela identificou a realização de apenas uma edição do programa “Estação da Juventude”, o qual reúne jovens, adolescentes e famílias para discutir temas, com a promoção de palestras. A Fundação tem um orçamento de mais 4 milhões de reais. “Para fazer uma palestra no Aureny 3 que foi feita, pra planejar ações que não estão sendo executadas, nós estamos chegando já na metade do ano, estamos no terceiro ano de mandato da prefeita e as ações não estão acontecendo e nós vemos aqui colocar: não, segurança pública é de responsabilidade do estado”.
A Vereadora entende que a Prefeitura poderia fazer investimento em ações sociais e para a juventude para inibir o aumento da criminalidade e violência. “Nossos jovens estão morrendo e eu sei que a criminalidade, eu sei que a segurança pública é um problema nacional, mas o quê que nós estamos fazendo enquanto prefeitura que tem mais de 2 bilhões de reais de orçamento, para preservar, para prevenir que os nossos jovens entre pra o mundo da criminalidade?”, cobrou a Vereadora.
Com tristeza e indignação, Laudecy perguntou. “Quantos mais vão precisar morrer pra que a gente saia do discurso, saia do faz de conta e comece a implementar políticas que causem efeito de verdade, eficaz na vida das pessoas?”.